Pedro Jorge Cabral:   O Triângulo de Sucesso como Professor, Treinador e Programador informático  no Desporto
Eduardo Monteiro

Pedro Jorge Cabral: O Triângulo de Sucesso como Professor, Treinador e Programador informático no Desporto

Previous Article Previous Article PSD vai hoje a votos para escolher entre Rui Rio e Paulo Rangel
Next Article O Natal do Menino morreu O Natal do Menino morreu

Desportistas do meu tempo

O prof. Pedro Jorge nasceu no final da década de 50 na freguesia de São José, na cidade de Ponta Delgada, tendo iniciado a sua aprendizagem de estudante na Escola Primária do Ramalho e, de seguida, frequentou e concluíu o curso liceal no então LiceuNacional de Ponta Delgada.Ainda não tinha 10 anos de idade e já jogavahóquei em patins nos infantis (1968/73) no Clube Desportivo de Santa Clara, tendo continuado nas categorias de juvenis/juniores (1973/76) e seniores (1975/77) onde foi campeão de S.Miguel e dos Açores. Na época (1973/74) também fez uma passagem pelo futebol junior do Santa Clara. Entretanto, em 1977, foi estudar para o Instituto Superior de Educação Física em Lisboa, ondefoi praticante federado de Judo pela equipa da sua escola(ISEF).
Após a conclusão do curso regressou à sua terra natal e voltou a jogar hóquei em patins, desta vez no Clube União Micaelense (1981/84) que foi campeão S.Miguel e, posteriormente, no Club União Sportiva (1984/88) tendo conquistado os títulos de S.Miguel e dos Açores.Na época de 1991/92 foi treinador/jogador do Micaelense Futebol Clube dando por concluída a sua actividade como praticante.Na qualidade de professor de educação física iniciou a sua actividade profissional na Escola Secundária Antero de Quental (1980/83) e após a profissionalização em exercício na Escola Secundária Domingos Rebelo (1983/85) passou ao respectivo quadro de professor efectivo onde leciona até à actualidade. Também desempenhou as funções de Coordenador Regional de Hóquei em Patins (DREFD-1985/88), Delegado dos Desportos de Ponta Delgada (DREFD-1992/93), Delegado de EF e Desporto de S.Miguel (DREFD-1993/94), Selecionador Regional de Hóquei em Patins (DREFD-1991/2005) e Director Técnico da Associação de Patinagem de Ponta Delgada (2001/2005).
Na área da Formação Desportiva foi preletorem diversos cursos de Treinadores e formação de monitores de hóquei em patins e treinadoresde futebol. Também foi responsável por acções de formação para professores sem habilitação. De imediato, fez a sua ligação ao mundo do desporto através da criação de diversos “site”, dos quais o mais importante o https://hoqueipatins.pt, pela visibilidade que ostenta e por ser o “site” de referência, português, europeu e mundial, com cerca de 17 milhões de visitas e uma média de milhão e meio de visitantes por ano.
Como programador foi responsável pela elaboração de diversos programas de informática sempre ligados ao desporto, dos quais o mais importante terá sido, talvez, o de resultados de rallies, como responsável da área nos ralis do Clube Asas do Atlântico, Grupo Desportivo Comercial, Clube Automóvel do Faial e Terceira Automóvel Club.
Na qualidade de Freelancer, foi percursor de transmissõestelevisionada dos jogos de hóquei em patins online em directopela redes sociais e á atualmente o responsável máximo da TV do Comité Europeu de Hóquei em Patins (WSE TV no canal youtube) com transmissões diretas dos sorteios das Ligas Europeias anuais e de diversos campeonatos europeus (mais de 300 jogos) entre os quais os Europeus Sub-17, Sub-20 e Seniores Feminino.É também um dos produtoresparaa TV da Federação de Patinagem de Portugal (FPP TV no canal youtube) com transmissões diretas nos jogos dos diversos Torneios Inter Regiões. É ainda responsável pelas transmissões dos jogos efetuados em S. Miguel pelo Clube União Sportiva na Liga Feminina de Basquetebol, Final Four da Liga Feminina e na Eurocup, sendo ainda responsável pela TV do Torneio anual organizado por Pedro Pauleta.
Pedro Jorge Cabral é uma das pessoas com quem trabalhei que mais tem contribuído, nas suas diferentes áreas de intervenção, para a promoção e desenvolvimento do desporto açoriano. Praticante desportivo federado e universitário, professor de EF no ensino secundário (há 40 anos), treinador federado de futebol e de hóquei em patins de reconhecido valor na área da formação de praticantes e do sistema competitivo regional e nacional, formador de professores e técnicos desportivos, desempenho de funções de gestão do desporto, de director técnico, selecionador e coordenador regional de hóquei em patins, programador informático no desporto em colaboração com diferentes instituições desportivas e da comunicação social. Um verdadeiro homem do desporto ao serviço da comunidade açoriana. Um Senhor do Desporto com prestígio reconhecido a nível nacional e internacional. Em 2012, foi distinguido pela Direção Regional de Educação Física e Desporto na Gala do Desporto Açoriano efectuada na Madalena do Pico e, em 2016, recebeu a Medalha de Dedicação da Associação de Patinagem de Lisboa.

 

Share

Print

Theme picker