Comissão de Luta Contra  a Pandemia... da Obesidade
António Raposo

Comissão de Luta Contra a Pandemia... da Obesidade

Next Article 1ª Domingo  do Advento 1ª Domingo do Advento

Conselhos de Médico

1 – Comissão de luta contra a pandemia … da obesidade.
2 – Notícias recentes deram conta de que, também nos Açores, a luta contra esta verdadeira pandemia da obesidade está longe de estar ganha.
3 – De acordo com informações da Direção Geral de Saúde, a 40% da população portuguesa sofre de excesso de peso e obesidade, sendo mais elevada acima dos 55 anos e nas pessoas com pouca escolaridade e de classes sociais mais baixas.  Também aqui não existe uma verdadeira democracia.  Mas se tivermos em conta estudos da Healthat a Glance da OCDE, 67,6% da população portuguesa acima dos 15 anos é obesa ou tem excesso de peso! É um número assustador!|
4 – Vários estudos referem também que 9 em cada 10 mortes por Covid 19 são em países com altas taxas de obesidade.  Países como a Coreia do Sul, Vietnam e Japão têm taxas de obesidade inferiores a 5% e é nestes locais onde a taxa de mortalidade por Covid 19 também é a mais baixa, mesmo sendo o Japão um país onde a idade média da população é muito alta e a esperança média de vida é amais alta do mundo, sendo 88 anos para as mulheres e 82 para os homens e onde existem mais de 86.000 pessoas com mais de 100 anos… É obra.
5 -A obesidade é um problema mundial de saúde pública e é uma doença crónica que requer medidas urgentes para um combate em várias frentes (saúde, educação, nutrição, atividade física, psicologia, etc.).  
6 – Como é sabido, mas nunca é demais relembrar, a obesidade é um fator de risco muito elevado para o aparecimento de diversas patologias que causam morte ou incapacidade permanente.  Diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol e triglicéridos altos), cancro da mama, cancro do aparelho digestivo, enfartes agudos do miocárdio (coração), acidentes vasculares cerebrais (AVC), erisipela, artroses dos joelhos e das ancas, lombalgias, depressão, etc., etc, etc,. Para referir todas era um nunca mais acabar.
7 – É bom lembrar a quem tem responsabilidades governativas que só as lombalgias, por exemplo, são uma das principais causas de absentismo laboral e mesmo de incapacidade permanente. As complicações da obesidade são responsáveis por cerca de 10% dos orçamentos dos países…!!!  
8 - Vários estudos referem que cada euro gasto em prevenção da obesidade pode trazer uma poupança de 7 euros em gastos futuros.   Se sabemos isto, de que é que estamos à espera?
9 -Uma comissão de luta contra esta verdadeira pandemia da obesidade poderia ser composta por 1 médico endocrinologista, 1 nutricionista e 1 professor de educação física.  Poderíamos pagar a eles os 15.000 euros por mês que se gastava com a comissão de luta contra a pandemia de Covid 19, que já foi extinta.  Assim mantinha-se a mesma verba no orçamento da Região. Um Vice Almirante, ou qualquer outro militar, que pusesse um plano de combate a este flagelo seria muito bem vindo.  Regras rigorosas de controle alimentar, aumento da atividade física fora das escolas, educação física escolar diária em todos os níveis de ensino e uma forte aposta na promoção da atividade física em geral em especial nos mais sedentários como as mulheres, os idosos e as classes sociais mais baixas.  Só assim será possível controlar de uma vez por todas esta pandemia da obesidade.
Nota:  Em relação à pandemia da Covid 19, com o número de casos em S. Miguel não esquecer de manter todas as medidas de proteção E NÃO FACILITAR EM NADA.


*Médico fisiatra
e especialista em medicina desportiva

Share

Print

Theme picker