Duarte Freitas anuncia nova plataforma digital facilitadora dos processos de candidaturas
Diário dos Açores

Duarte Freitas anuncia nova plataforma digital facilitadora dos processos de candidaturas

Previous Article Previous Article Tia Maria “tanto chinfrin e o governo não caíu”
Next Article Edição de 1 de Dezembro de 2021 Edição de 1 de Dezembro de 2021

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou uma nova plataforma digital que irá, a partir de Janeiro, desburocratizar procedimentos e facilitar o processo de submissão de candidaturas por parte dos empresários açorianos.
“Posso avançar que está em fase de conclusão a digitalização do processo de candidaturas do Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Açorianos, através de criação de uma plataforma electrónica específica para esse efeito”, anunciou Duarte Freitas.
De acordo com o governante, que falava, por videoconferência, num Fórum sobre a temática da Transição Digital, organizado pela Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP), a digitalização de todo o processo de submissão de candidaturas, “é de primordial importância”, tendo em conta que as mesmas eram executadas através de diversos documentos em papel.
A nova ferramenta, a disponibilizar no início do próximo ano, apresenta várias vantagens, destacando-se a apresentação de candidaturas por via electrónica, eliminando o papel, promovendo uma melhor gestão e mais rápida análise das candidaturas por parte dos técnicos da Direcção Regional do Comércio e Indústria e, por conseguinte, fazendo chegar mais rapidamente às empresas os apoios a conceder.  
“No âmbito do processo de transição digital que já está a acontecer a nível regional, nacional e internacional, não podemos ficar para trás”, frisou o Secretário Regional, considerando que se está a “desenvolver um grande esforço na transição digital dos serviços, a par do que já está feito nas áreas do emprego e da juventude”.
Na sua intervenção, o Secretário Regional disse que o momento actual é “único”, tendo em conta, por exemplo o Plano de Resiliência e Recuperação (PRR), que além dos 29 milhões de euros para a formação e qualificação profissional, disponibiliza fundos para a transição digital.
Nesse sentido, Duarte Freitas reafirmou que o Governo dos Açores tem uma estratégia bem delineada para aproveitar, com o máximo rigor, os apoios disponibilizados através daquele plano, assegurando que as políticas açorianas estão alinhadas com os propósitos delineados pela União Europeia, os quais estarão centrados nas pessoas e na sustentabilidade.
“É mais que certa a adopção, cada vez maior de tecnologias digitais, até porque as nossas crianças e jovens constituem, já hoje, grandes consumidores digitais, e é por isso que importa, dotá-los de conhecimentos e capacidades mais habilitantes, facilitadores e potenciadores da empregabilidade”, enfatizou o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.
Por outro lado, Duarte Freitas evidenciou a necessidade de formar especialistas em áreas que estão a surgir, como a transição energética e ambiental e no campo da sustentabilidade da exploração dos recursos, defendendo que são domínios com grande potencial de negócio focados no aproveitamento dos recursos endógenos dos Açores.
Além de recordar o espaço de debate e de grande reflexão promovido no âmbito do Fórum Regional da Qualificação Profissional: “Valorizar os Açorianos - Horizonte 2030, recentemente realizado, o governante assegurou o reforço e a melhoria do ensino e a qualificação profissional em colaboração com as entidades formadoras e escolas profissionais.

 

Share

Print

Theme picker