Estrangeiros que chegam aos Açores obrigados a teste à Covid-19
Diário dos Açores

Estrangeiros que chegam aos Açores obrigados a teste à Covid-19

Previous Article Previous Article Resgatados três tripulantes veleiro, um dos quais já sem vida
Next Article Governo estuda avião cargueiro para escoar produtos regionais de cada ilha Governo estuda avião cargueiro para escoar produtos regionais de cada ilha

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou que a Região vai exigir um teste negativo à Covid-19 aos passageiros provenientes do estrangeiro, tal como vai acontecer nas chegadas ao continente português.
“No que diz respeito ao acesso de estrangeiros, na chegada ao território dos Açores, nós vamos, aqui também, adoptar o mesmo sistema de exigência de teste, tal como a nível nacional o Conselho de Ministros exigiu”, declarou Bolieiro aos jornalistas.
O chefe do Executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) falava após uma reunião com a Câmara Municipal de Vila de Porto, em Santa Maria.
O Presidente do Governo dos Açores remeteu mais esclarecimentos para a reunião do Conselho de Governo que se vai realizar hoje.
Nessa reunião, revelou, vão ser adotadas novas medidas quanto ao uso de máscara em espaços fechados.
“Amanhã Quarta-feira), em sede do Conselho de Governo, aprovaremos a resolução no sentido de mais prudência e utilização dos equipamentos individuais de proteção também com outra exigência, designadamente o uso da máscara em espaços fechados”, afirmou.
Bolieiro salientou que o Governo Regional vai “recorrer à prudência” apesar de os Açores estarem “perfeitamente seguros” quanto à situação epidemiológica.
“Em termos de internamentos ou de índice de letalidade, estamos perfeitamente seguros e somos uma das regiões melhores do país nesse controlo da pandemia”, afirmou.
Já o presidente do Governo da Madeira afirmou ontem que as medidas de controlo da pandemia no aeroporto em vigor vão manter-se: “Nós já temos estas regras há meses e meses. Sempre correu bem, sempre conseguimos controlar a situação, portanto nós não vamos alterar regras nenhumas.”
Os passageiros que cheguem à Madeira com certificado de vacinação não precisam de apresentar teste à Covid-19, apesar de o poderem fazer caso queiram.
Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino ao continente português estão dispensados de apresentar teste negativo à Covid-19 para embarcar a partir de hoje.

Mais 38 casos positivos   

Nas últimas 24 horas de ontem foram diagnosticados 38 novos casos positivos de covid-19, sendo 23 em São Miguel, 11 no Faial, dois na Terceira, um na Graciosa e um no Corvo, resultantes de 882 testes realizados.   
Em São Miguel foram registados 10 casos no concelho da Lagoa, oito no concelho de Ponta Delgada e três no concelho da Ribeira Grande.
No Faial há registo de 11 novos casos correspondente ao concelho da Horta.
Na Terceira ambos os casos foram registados no concelho de Angra do Heroísmo.
Há também um novo caso no concelho de Santa Cruz da Graciosa e outro novo caso no Corvo.
À data de hoje estão dois doentes internados, ambos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.   
Nas últimas 24 horas foram registadas 41 recuperações.   
O arquipélago regista presentemente 239 casos positivos atcivos, sendo 172 em São Miguel, 29 na Terceira, 16 em São Jorge, 14 no Faial, sete na Graciosa, e um no Corvo.
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 11 de novembro corrente, foram vacinadas nos Açores 175.414 pessoas com a primeira dose (74.1 por cento) e 196.258 com a vacinação completa (82,9 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
Até esta data 12.734 utentes receberam o reforço da vacina (3ª dose).

 

Share

Print
Ordem da notícia280

Theme picker