Uso de máscara é obrigatório  em espaços fechados
Diário dos Açores

Uso de máscara é obrigatório em espaços fechados

Previous Article Previous Article Gualter Furtado defende combate sem tréguas à pobreza
Next Article Governo declara tolerância de ponto  nos dias 24 e 31 de Dezembro Governo declara tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de Dezembro

O Governo dos Açores decretou o uso obrigatório de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência no interior de espaços, equipamentos e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, independentemente da respetiva área.
De acordo com uma circular normativa da Direcção Regional da Saúde, apesar da “elevada cobertura vacinal na Região e da actual situação epidemiológica suportarem uma estratégia de flexibilização gradual, progressiva e proporcionada das medidas de saúde pública implementadas no contexto pandémico, a utilização de máscaras continua a ser uma importante medida de contenção da infecção, sobretudo em ambientes e populações com maior risco para infecção por SARS-CoV-2”.
A circular, publicada Quarta-feira, estabelece que o uso obrigatório de máscaras ou viseiras terá que ser observado em espaços, equipamentos e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, independentemente da respectiva área, edifícios públicos ou de uso público onde se prestem serviços ou ocorram actos que envolvam público.
A medida contempla ainda os estabelecimentos de educação, de ensino e as creches, salvo nos espaços de recreio ao ar livre, salas de espetáculos, de exibição de filmes cinematográficos, salas de congressos, recintos de eventos de natureza corporativa, recintos improvisados para eventos, designadamente culturais ou similares, e recintos para eventos de qualquer natureza e celebrações desportivas.
A obrigatoriedade do uso de máscara estende-se também aos estabelecimentos e serviços de saúde, às estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, e outras estruturas e respostas residenciais dedicadas a crianças e jovens.
A circular impõe o uso de máscara em locais em que tal seja determinado em normas da Direcção-Geral da Saúde, na utilização de transportes colectivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, bem como no transporte de passageiros em táxi ou TVDE.
17 novos casos e 14 recuperações

Nas últimas 24 horas de ontem foram diagnosticados 17 novos casos positivos de Covid-19, sendo 16 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 569 testes realizados.  
 Em São Miguel foram registados 10 casos no Concelho de Ponta Delgada, cinco no Concelho da Lagoa e um no Concelho da Ribeira Grande. Na Terceira foi diagnosticado um caso no Concelho de Angra do Heroísmo.
À data deontem estavam três doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.
ONtem foram registadas 14 recuperações.
O arquipélago registava então 225 casos positivos activos, sendo 155 em São Miguel, 31 na Terceira, 19 no Faial, 15 em São Jorge, quatro na Graciosa, e um no Corvo.
Desde 31 de Dezembro de 2020 e até 29 de Novembro, foram vacinadas nos Açores 175.414 pessoas com a primeira dose (74.1 por cento) e 196.258 com a vacinação completa (82,9 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
Até esta data 12.734 utentes receberam o reforço da vacina (3ª dose). 

Share

Print
Ordem da notícia281

Theme picker