A carga mental e o seu impacto na vida das mulheres
Sara Valério

A carga mental e o seu impacto na vida das mulheres

Previous Article Previous Article O Plano dos ERRES e o fim da Pandemia
Next Article Haja saúde Haja saúde

A carga mental refere-se a todo o trabalho invisível que é feito em casa e que cai essencialmente em cima dos ombros das mulheres. É um trabalho silencioso, desgastante, e que não é valorizado, nem recompensado. Biologicamente não há nada que leve as mulheres a exercerem esse papel.
Então porque é que a carga mental é essencialmente das mulheres? Porque, historicamente, cuidar do lar e dos/as filhos/as é visto como algo destinado às mulheres. É o resultado de uma sociedade patriarcal, onde os homens detêm o poder sobre elas. Embora já existam grandes progressos, como o facto de mais homens realizarem tarefas domésticas, segundo os dados do CESIS (Centro de Estudos para Intervenção Social), as mulheres dedicam, em média, 1 hora e 40 minutos por dia a mais do que os homens a cuidar dos/as filhos/as e das tarefas domésticas.
Quais são então as consequências disto? Um desgaste emocional constante, sentimentos de angústia, irritação e frustração. E como acabar com a carga mental? É preciso tirar esse “peso invisível” dos ombros da grande maioria das mulheres, uma vez que, os homens são “perfeitamente capazes” de exercerem as mesmas tarefas, apenas são educados a não o fazerem.
As mulheres não são naturalmente mais organizadas, nem têm mais jeito para as tarefas domésticas. Isso é o que nos é socialmente imposto. É preciso contrariar estes papéis de género, para que ambos assumam as suas responsabilidades de modo igual!
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


* Psicóloga Clínica da APF-Açores

Share

Print

Theme picker