Açores recebem exposição no HDES sobre os 100 anos da descoberta da insulina
Diário dos Açores

Açores recebem exposição no HDES sobre os 100 anos da descoberta da insulina

Previous Article Previous Article CUD Porto Formoso e CDE Povoação são os novos campeões de São Miguel em ténis de mesa
Next Article Governo dos Açores garante  que gestão das quotas de pesca será articulada com o sector Governo dos Açores garante que gestão das quotas de pesca será articulada com o sector

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” viaja até ao Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada  e promete levar os açorianos numa viagem pelos marcos históricos do tratamento da diabetes.  A inauguração é feita no dia 13 de Dezembro, às 14 horas e contará com a presença de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores e de três representantes da organização desta exposição e dirigentes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP): José Manuel Boavida, João Raposo e Luís Gardete Correia.
Esta exposição revisita os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1.550 AC já havia referência a uma doença que se assemelha à diabetes, até à descoberta da insulina, em 1921. A exposição refere ainda os anos 80 do século XX, década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde. Em Portugal destaca-se a figura de Ernesto Roma, a quem se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a APDP.
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina conta com elementos que acompanharam mais de meio século da história da insulina para trabalhar com Instituições e Sociedades ligadas ao tratamento da diabetes num programa vasto de actividades adequadas à ocasião que tiveram início em Janeiro de 2021. O objectivo desta comissão é reforçar a importância da descoberta da insulina e os principais avanços que se fizeram sentir nos últimos cem anos. As comemorações contam com o patrocínio da Federação Internacional da Diabetes.
A exibição, que percorreu Portugal de norte a sul, iniciou o seu percurso em Lisboa e esteve já presente em cidades como Coimbra, Porto, Braga e Funchal.
Poderá visitar a exposição no Hospital Divino Espírito Santo até ao próximo dia 27 de Dezembro. Para mais informações, consulte www.100anosinsulina.pt.

Share

Print

Theme picker