Secador solar para produção de chá  no Serviço de Desenvolvimento Agrário
Diário dos Açores

Secador solar para produção de chá no Serviço de Desenvolvimento Agrário

Previous Article Previous Article Administrador da Fundação Oceano Azul é o orador hoje do Fórum Autonómico
Next Article Edição de 15 de Dezembro de 2021 Edição de 15 de Dezembro de 2021

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, acaba de celebrar um protocolo com vista à construção de um novo secador solar, destinado à produção de chá no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel (SDASM).
Inserido no Plano Regional Anual para 2021 e enquadrado na Ação 6.1.19 - Investigação para a Valorização dos Produtos das Agroindústrias, o recurso a esta forma inovadora de secagem, sob o ponto de vista da sustentabilidade energética, confere ao produto final - no caso o chá - uma particularidade de grande interesse.
A par deste estudo da eficiência do secador solar, a quantidade de chá produzido no SDASM tem aumentado, resultado de práticas de culturas adequadas, pelo que a capacidade do atual secador começa a revelar-se insuficiente.
Assim sendo, as vantagens ambientais da sua utilização e as potencialidades de um tal equipamento para a desidratação de muitos outros produtos agroalimentares são evidentes.
É de salientar, também, que o uso regular deste secador permite ao SDASM, com bastante segurança, identificar as melhorias necessárias para o tornar mais eficiente.
Desta forma nasce a necessidade de construir um novo secador solar, inspirado no atual, no qual se pretende aumentar a capacidade de secagem, a eficiência de secagem, a polivalência e facilidade de utilização.
Com a construção de um novo secador solar (Secador solar Versão 2) pretende-se estudar um novo modelo com capacidade para secar maior quantidade de produto concomitantemente em menos tempo e melhorar a sua eficiência através do aumento da superfície de exposição solar e do isolamento e inércia térmica.
Simultaneamente, pretende-se estudar o processo de secagem de outros produtos agroalimentares, por exemplo chá prensado ou mesmo desidratação de frutos, recorrendo a este equipamento inovador e sustentável.

Share

Print

Theme picker