População empregada nos Açores está a aumentar
Diário dos Açores

População empregada nos Açores está a aumentar

Previous Article Previous Article Edição de 15 de Dezembro de 2021
Next Article Comerciantes pedem reabertura de ruas em P. Delgada Comerciantes pedem reabertura de ruas em P. Delgada

A população empregada nos Açores aumentou 0,8% relativamente ao 2.º trimestre de 2021, de acordo com os últimos dados do INE (3º trimestre).
Segundo os mesmo dados, a população desempregada diminuiu 2,4% face ao trimestre homólogo.
A taxa de actividade fixou-se em 59,2%, mais 0,5 p.p. relativamente ao 2.º trimestre de 2021.
Estes números revelam sinais positivos quando comparados com os dados do nosso país e da União Europeia.
Com efeito, de acordo com os mesmos dados do INE, o emprego cresce menos em Portugal do que na UE.
O número de pessoas empregadas cresceu em cadeia menos 0,2 pontos percentuais em Portugal do que na média da União Europeia e da Zona Euro, no terceiro trimestre.
O emprego está a crescer menos em Portugal do que na média dos países da União Europeia, indicam os dados divulgados pelo Eurostat.
Entre Julho e Setembro, por cá, o número de pessoas empregadas aumentou 0,7% face ao trimestre anterior enquanto no conjunto do bloco comunitário subiu 0,9%.
De acordo com o gabinete de estatísticas, no terceiro trimestre de 2021, o número de pessoas empregadas tanto na Zona Euro como na União Europeia cresceu 0,9%, em cadeia, o que é sinónimo de uma aceleração desse indicador.
Já em termos homólogos, verificou-se um salto de 2,1% do emprego na área da moeda única e no bloco comunitário.
 “As horas trabalhadas subiram 2,2% na Zona Euro e 1,7% na União Europeia, no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o trimestre precedente”, acrescenta o Eurostat, detalhando que, em termos homólogos, o aumento foi de 3,3%.
Entre os Estados-membros, foi na Irlanda, em Espanha e na Lituânia que se registaram as variações positivas mais expressivas do número de pessoas empregadas, face ao trimestre anterior: 4%, 2,6% e 2,1% respectivamente. Já na Letónia, o emprego caiu (-2%) e na Finlândia ficou na linha de água (0%).
Em Portugal, o número de pessoas empregadas cresceu 0,9%, em comparação com o período compreendido entre Abril e Junho.
Ou seja, o emprego em Portugal cresceu menos do que o bloco comunitário.
Já em termos homólogos, o emprego português subiu 3,8%, acima dos 2,1% registados tanto na Zona Euro como na União Europeia.
Os dados divulgados pelo Eurostat dão conta também que o PIB português registou a terceira taxa de crescimento mais elevada entre os Estados-membros da União Europeia.

 

Share

Print
Ordem da notícia329

Theme picker