MiratecArts, Facebook e os vídeos mais vistos
Terry Costa

MiratecArts, Facebook e os vídeos mais vistos

Previous Article Previous Article O que fazer dos Açores como centro de lançamento para o espaço? 1/2
Next Article SMAS investiram mais 5,6 milhões de euros em 2021 no saneamento básico do Concelho de Ponta Delgada SMAS investiram mais 5,6 milhões de euros em 2021 no saneamento básico do Concelho de Ponta Delgada

Ainda me lembro quando um artista não colocava o seu vídeo em todas as redes sociais porque “no youtube ganhamos mais”. Tudo muda. E online, muda num ritmo ainda mais rápido. MiratecArts tem investido em várias redes sociais, mas é no Facebook que temos maior visibilidade. Com cerca de 20 mil pessoas na página oficial da MiratecArts, a publicação de um evento, foto ou vídeo, não quer dizer que automaticamente vai ser vista por todos, mas tem um alcance muito maior que as outras redes sociais, ou o próprio potencial ao vivo. No entanto, ao vivo é o nosso objetivo principal, não nos deixando de estar presentes também no twitter e no instagram, mas é do Facebook que hoje desejamos focar.  
Há 10 anos que a MiratecArts faz parte da agenda cultural açoriana, mas foi só em 2013 que lançamos os primeiros vídeos promocionais, imagens de eventos em movimento, e ainda produzimos “Atlantes”. O documentário percorreu as 9 ilhas, salas das nossas comunidades, universidades e festivais por esse mundo fora. Lembro que em dois anos ultrapassou mais de 150 sessões chegando a cerca de 16 mil pessoas. Mas, num só dia, quando o documentário foi colocado no Facebook, ultrapassou 2 mil visualizações, algo que nunca tinha acontecido numa sala.
Os vídeos da MiratecArts representam um cheirinho do trabalho da associação cultural artística. Não editamos vídeos de caráter popular ou com o intuito comercial. O trabalho é uma representação dos nossos colaboradores e do que fazemos no mundo da cultura artística nos Açores. É sempre uma surpresa quando um vídeo chega a 1000 cliques, quanto mais ultrapassar as 10 Mil ou até 20 Mil visualizações, mas acontece. E acontece com apenas os gostos de quem nos segue online e as partilhas que fazem destes trabalhos. Alguns vídeos são puramente caseiros, em que um colaborador pega num telemóvel e grava, como se fosse uma “selfie”, enquanto outros vídeos já são mais trabalhados com edição e mostra dos melhores momentos de um dos festivais ou eventos especiais.
Admito que prefiro trabalhar para audiências mais restritas, que apreciam a arte ou estão dispostas a aprender, do que trabalhar para as massas que no fim do dia só querem é o convívio e não tem interesse na arte ou mesmo no artista. Nestes últimos anos temos investido um pouco mais em vídeo, para conseguir partilhar com audiências que não tem o privilégio de estar na vizinhança e conseguir nos acompanhar em pessoa, terem um cheirinho do que se faz por estas partes.
O primeiro vídeo que colocamos no Facebook foi a “Chamarrita Internacional”. No Festival Cordas artistas das Canárias, Alemanha, Portugal Continental e Açores, com os seus mais variados instrumentos, improvisaram a música do bailo tradicional da ilha – um momento incrível.  Mesmo assim, não é dos vídeos mais vistos.
Os vídeos mais vistos da MiratecArts mostram a diversidade da nossa programação. A música continua a ganhar mais audiência, tanto no online como nos eventos ao vivo. A música faz parte do dia a dia das pessoas e apenas prova que consumimos mais do que conhecemos. Por isso é necessário investir na educação e mostra de outras disciplinas artísticas.
Podem visitar www.facebook.com/MiratecArts/videos e visionar os vídeos mencionados nesta lista e ainda mais de três centenas de vídeos; a média com 500 a 800 visualizações – muito mais que a audiência ao vivo do respetivo programa. Os TOP 10 que alisto aqui já tiveram entre 12 Mil a 29 Mil visualizações, uma audiência que nunca poderíamos ter ao vivo, na nossa ilha.
O vídeo mais visto vem de um programa apresentado no Azores Fringe Festival durante a pandemia: “Barcos de pau por Amaro de Matos”. “Tocadores de Viola Terceirense”, programa do Festival Cordas, “9 Ilhas, Anos, Temporadas”, um vídeo de promoção para os 9 anos de programação dos Açores para o mundo, e o primeiro programa que demos por título “VISITARTE”, onde visitamos as casas rurais de São Roque do Pico acompanhados por artistas, seguem na lista dos mais vistos. Na página dedicada ao projeto desenvolvido pela MiratecArts encontra-se o próximo vídeo, “SOLO9VIOLA por Evandro Meneses TRAILER”.  “Canção da Néveda acapella”, “A Viola e a Mulher”, “Açores Canta Chamateia”, “Instalação 5.0” e “VISITARTE Estúdio Andreia Sousa” rondam a lista dos TOP 10 vídeos mais vistos.
Tenho que mencionar os vídeos que seguem na lista, e que curiosamente vem os dois de um dos maiores colaboradores da MiratecArts. A apresentação do CD “Cordas do Mundo” de Rafael Carvalho, já ultrapassou as 11 Mil visualizações, e para fecharmos esta lista voltamos a Santo Amaro do Pico, a freguesia mais criativa per capita, para o vídeo da música “Terra dos Barcos”.
Porque investi em escrever esta crónica? De certeza não foi para mostrar que concorremos com celebridades online, porque estamos anos de luz longe disso, mas sim para anotar que o nosso trabalho, num pequeno atelier, no cantinho de uma freguesia, numa ilha, não é só para os famosos “meia dúzia de gatos pingados”. Conseguimos chegar a milhares de pessoas que nos acompanham em várias ilhas dos Açores, pelo continente português, nas nossas comunidades espalhadas por vários países, e ainda o mundo cultural artístico nos quatro cantos do planeta. E, não o fazemos de forma comercial. O trabalho online é apenas uma extensão do trabalho ao vivo, o qual nos dá tanto prazer de criar, desenvolver, produzir e mostrar às pessoas que saem de casa e investem a vir ter connosco em pessoa – isso, nunca o online vai substituir.
A terminar, desejo passar a mensagem que um vídeo de um evento que aconteceu numa galeria, num palco, num jardim, não interessa o mais que possa ser editado, não consegue chegar ao sentimento que um programa ao vivo nos oferece. Por isso, continuem a investir uma hora ou duas e visitar os nossos museus, bibliotecas, auditórios, galerias e espaços de cultura artística ao vivo – vale a pena! Viva as artes.

 

 

* Diretor Artístico, MiratecArts

Share

Print

Theme picker