BE denuncia autorização de construção de hotel  em terreno de reserva agrícola
Diário dos Açores

BE denuncia autorização de construção de hotel em terreno de reserva agrícola

Previous Article Previous Article Cabeça de lista do IL denuncia “falhanço do Estado” nos Açores
Next Article Vacinação de crianças nos Açores arranca  no dia 17 em regime de casa aberta Vacinação de crianças nos Açores arranca no dia 17 em regime de casa aberta

O Bloco de Esquerda dos Açores denunciou ontem que o Governo Regional acaba de autorizar a construção de um novo hotel num terreno da Reserva Agrícola Regional na ilha Terceira.
O Bloco de Esquerda considera que se trata de “um atentado ao património natural e que abre um precedente grave, podendo tornar-se numa ameaça à manutenção do solo rústico” e pede, por isso, explicações ao Governo.
A Reserva Agrícola Regional é constituída por solos de elevada aptidão agrícola, que foram ou possam vir a ser objeto de estudo para a realização de importantes investimentos, tendo em vista a preservação e ou aumento da sua produtividade e o melhor aproveitamento do seu potencial na perspetiva de uma agricultura moderna, racional e sustentável.
Perante esta definição legal da reserva agrícola, o Bloco de Esquerda não compreende que o Governo tenha autorizado a construção de um hotel num terreno com esta classificação, aceitando a inexistência de “alternativa técnica ou economicamente aceitável” invocada pelo promotor, uma excepção permitida por lei para situações muito particulares.
O Bloco de Esquerda salienta que os terrenos urbanos na Terceira, incluindo a vila de São Sebastião, onde se situa o terreno em causa, não estão esgotados, não ficando, por este motivo, comprovada inexistência de alternativas para a localização do novo hotel.
Num requerimento endereçado ao Governo, a deputada do Bloco de Esquerda, Alexandra Manes, questiona o Governo sobre os motivos que levaram o Governo a tomar esta decisão que desrespeita os fundamentos da existência da Reserva Agrícola Regional, e pergunta se o Governo está disponível para revogar esta decisão, levando o promotor a procurar uma alternativa para construir o novo hotel. O projecto em causa prevê a construção de um hotel no lugar de Grilhas, na ilha Terceira, e a classificação do hotel como projecto de relevante interesse público foi atribuída por uma Resolução do Conselho de Governo do passado dia 23 de Dezembro.

Share

Print

Theme picker