PS quer atrair investimento qualificado para que os jovens possam trabalhar dos Açores para o mundo, sublinha Sérgio Ávila
Diário dos Açores

PS quer atrair investimento qualificado para que os jovens possam trabalhar dos Açores para o mundo, sublinha Sérgio Ávila

Previous Article Previous Article Homem detido nos Arrifes pelo crime de violência doméstica na noite de Natal
Next Article PAN promete ajudar na resolução da injustiça do Bónus César PAN promete ajudar na resolução da injustiça do Bónus César

Sérgio Ávila adiantou à margem de uma visita ao TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, que o Partido Socialista tem como objectivo, “criar nos Açores factores de atracção para a geração mais qualificada de sempre”.
O candidato do PS à Assembleia da República realçou que um dos objectivos do PS para a próxima legislatura é “fazer com que o nosso país tenha até 2030 mais de 50% de jovens graduados entre os 30 e os 34 anos”, uma proposta “ambiciosa”.
O candidato do PS defende que a “captação de empresas e de jovens qualificados para a nossa Região é um factor crítico de sucesso, que exige uma cooperação plena entre todos os níveis de governação”.
Sérgio Ávila recordou que o TERINOV, um projecto lançado e concretizado pelo anterior Governo Regional dos Açores em cooperação com o Governo da República, é “um verdadeiro modelo de sucesso”, onde se “vive o futuro desta ilha e desta Região”.
O candidato socialista congratulou-se por “já estarem instaladas 66 empresas e entidades científicas no TERINOV”, o que permite que “tenhamos neste momento 220 trabalhadores muito qualificados, provenientes de 11 países, sendo 21% destes doutorados”.
“O TERINOV é a segunda entidade da Região com o maior número de doutorados e 75% dos serviços prestados pelo TERINOV são para exportação para fora da Região, particularmente nas áreas tecnológicas, nas indústrias criativas e culturais e na agroindústria”, frisou. Sérgio Ávila realçou, também, que o TERINOV “tem protocolos e parcerias com 22 entidades nacionais e internacionais”, destacando-se numa matéria essencial para o futuro do nosso país, que são as alterações climáticas.
O candidato do PS realçou projectos verdadeiramente inovadores, desenvolvidos em cooperação com o Governo da República, como o “AIR Centre, que permite o estudo e a monitorização do clima a partir dos Açores, partilhando esses dados com as mais diversas partes do mundo” e o “SST, que permite a monitorização de riscos de queda de objectos e de lixo do espaço”, projectos “muito relevantes à escala internacional”.
Sérgio Ávila destacou, igualmente, um grande projecto de futuro, que é a “Zona Livre Tecnológica, que visa criar um enquadramento legislativo que permita simplificar a burocracia de testes de tecnologias inovadoras, permitindo a atracção de empresas tecnológicas a nível internacional para a ilha Terceira e para a Região”.
“É com projectos como estes, com o indispensável apoio do Governo da República, que conseguiremos captar entidades internacionais para o nosso território e incorporar o conhecimento muito qualificado que os nossos jovens vão adquirindo, permitindo que trabalhem a partir dos Açores para o mundo”, finalizou o candidato do PS/Açores à Assembleia da República, Sérgio Ávila.

Share

Print

Theme picker