Bolieiro recebe a dose de reforço e apela à vacinação
Diário dos Açores

Bolieiro recebe a dose de reforço e apela à vacinação

Previous Article Previous Article Recuperar dos últimos dois anos com as menores sequelas possíveis
Next Article Ponta Delgada foi a 3ª cidade do país com maior aumento de insolvências em 2021 Ponta Delgada foi a 3ª cidade do país com maior aumento de insolvências em 2021

O Presidente do Governo dos Açores encorajou os açorianos a vacinarem-se contra a Covid-19 com a dose de reforço, recordando que é uma “evidência científica” o papel de protecção das vacinas.
José Manuel Bolieiro foi ontem vacinado com a terceira dose contra a Covid-19 em Ponta Delgada, ao espaço de vacinação em regime de casa aberta criado nas Portas do Mar, tendo referido que, com o arranque daquele centro, a capacidade de vacinação diária aumentou de 500 para 1.000 pessoas.
O chefe do Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM afirmou ser “bem claro que é hoje uma evidência científica que as vacinas têm um efeito protetor”, pelo que, “com essa certeza incentiva-se todos os que ainda não vieram à terceira dose para o fazerem”.
“É pela protecção da sua própria saúde e também comunitária. Não há dúvidas quanto a esta matéria, sendo as evidências científicas claras e objectivas”, frisou o líder do executivo açoriano.
Bolieiro, que se congratulou com o papel desempenhado pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e seus profissionais, referiu que, com o arranque, ontem, em Ponta Delgada, do regime de vacinação casa aberta, se duplicou a capacidade de vacinação diária, numa altura em que “já se está a passar de uma pandemia para uma endemia”.
O Presidente do Governo dos Açores disse existirem já 44 mil doses inoculadas na terceira fase de vacinação, tendo alertado para a necessidade de se “manter as cautelas necessárias” face à pandemia.
O Presidente do Governo dos Açores considerou, ainda, que se pode “conciliar” as preocupações de saúde pública impostas pela pandemia da Covid-19 com o exercício do voto dos portugueses nas legislativas nacionais de 30 de Janeiro.

Conciliar a saúde
com as eleições

“A Democracia é essencial. Temos que considerar a realidade científica e prática dos tempos actuais. Estamos a evoluir de uma pandemia para uma endemia com este processo de vacinação de elevada proteção. Talvez se possa conciliar as preocupações de saúde pública com a oportunidade do exercício do voto”, afirmou José Manuel Bolieiro.
Na quarta-feira, o Governo pediu um parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para saber se o isolamento no quadro da Covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se o dever de recolhimento perante a infeção por SARS-CoV-2 poderá ser suspenso para esse efeito.
Este pedido de parecer feito por causa das eleições legislativas antecipadas de 30 de Janeiro foi na Quarta-feira comunicado aos jornalistas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final de mais uma sessão sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no auditório do Infarmed, em Lisboa.
O chefe do Executivo açoriano, que se deslocou ao Centro de Vacinação instalado nas Portas do Mar, salvaguardou que “isso não elimina a prudência” através da adopção das medidas universais de protecção por parte dos portugueses.

 

Morreu homem com Covid em São Miguel que não estava vacinado

 

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 365 novos casos positivos de Covid-19, sendo 229 em São Miguel, 78 na Terceira, 41 no Faial, nove nas Flores, cinco no Pico, dois em São Jorge e um na graciosa, resultantes de 2.828 análises.
Em São Miguel foram registados 126 novos casos positivos no concelho de Ponta Delgada, 61 no concelho da Ribeira Grande, 24 no concelho da Lagoa, 10 no concelho de Vila Franca do Campo, seis no concelho da Povoação e dois no concelho de Nordeste.
A Terceira regista 60 novos casos positivos no concelho de Angra do Heroísmo e 18 no concelho da Praia da Vitória.
O Faial registou 41 novos casos, correspondentes ao concelho da Horta.
Nas Flores foram registados seis novos casos positivos no concelho das Lajes e três no concelho de Santa Cruz.
O Pico registou três novos casos positivos nas Lajes e dois no concelho da Madalena, São Jorge tem mais dois novos casos positivos no concelho de Velas e na Graciosa foi registado um novo caso positivo no concelho de Santa Cruz.
Ontem estavam 18 doentes internados, sendo 15 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (dois em Unidade de Cuidados Intensivos), dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (um em Unidade de Cuidados Intensivos) e um no Hospital da Horta.  
Nas últimas 24 horas foram registadas 171 recuperações.  
Entretanto, um homem de 71 anos faleceu nas últimas 24 horas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Não estava vacinado.
Era residente na freguesia de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande na Ilha de São Miguel. Testou positivo no último dia do ano, foi internado a 4 de Janeiro e faleceu durante o dia de ontem.  
Sobe para 53 o número de óbitos registados nos Açores, desde o início da pandemia.
O arquipélago registava ontem  2.497 casos positivos ativos, sendo 1.837 em São Miguel, 4v29 na Terceira, 147 no Faial, 42 no Pico, 26 nas Flores, sete na Graciosa, sete em Santa Maria e dois em São Jorge.
Desde 31 de Dezembro de 2020 e até 5 de Janeiro corrente, foram administradas nos Açores 418.394 doses de vacina contra a Covid-19, estando presentemente 85,2 por cento da população com a vacinação primária completa e 44.032 pessoas receberam já a dose de reforço (18,6%).

Share

Print
Ordem da notícia418

Theme picker