“Based on truly possible events”

“Based on truly possible events”

Previous Article Previous Article Reabilitação do caminho da Tondela foi adjudicada
Next Article Recuperar dos últimos dois anos com as menores sequelas possíveis Recuperar dos últimos dois anos com as menores sequelas possíveis

O último mês do ano de 2021 brindou-nos com o resultado de uma grande produção cinematográfica e com mais do que isso: com uma mensagem social, cívica e política.
O “Don’t look up” não é apenas um filme, é um alerta à consciência, individual e coletiva, para o perigo da eleição de políticos impreparados, amadores e populistas, que não olham a meios para atingir os seus fins ou o dos seus.
Poderia ser classificado como uma sátira “positiva”, que regista friamente e de forma cómica o descrédito que dos políticos, dos órgãos de comunicação social e das massas, face ao discurso técnico e científico, agarrando-se a um discurso ideológico e político - e porque não religioso, embora no filme não seja o caso - há muito datado.
É, assim, um retrato da negligência política, voluntária ou involuntária, face aos mais competentes quadros técnicos, aos mais qualificados cientistas e, em geral, aos factos e à ciência, algo que se demonstrou trazer consequências graves.
Como se não bastasse, ainda somos brindados com um retrato firme da subjugação e subserviência do poder político ao mais alto capital, bem como da impotência e ociosidade do poder político contemporâneo face a tais influências.
O melhor, só mesmo a nomeação de “inabilitados” (para as áreas em causa) para as mais altas instâncias de um país. Um retrato do que se passou nos USA e ainda se passa no Brasil, mas que bem se sabe ser uma política sem grandes fronteiras.
Deu no que deu. E há de dar no que der.
“Based on truly possible events” como os próprios classificam.
Sobre o filme, importa dar nota que foi lançado em Portugal a 8 de dezembro de 2021, em alguns cinemas, estando disponível na plataforma de serviço de streaming por subscrição Netflix. O diretor do filme foi Adam McKay, sendo que contou com a participação de Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep.

 

Share

Print

Theme picker