Buns aunes
António Raposo

Buns aunes

Previous Article Previous Article Saúde mental mais uma vez adiada?
Next Article Ministra da Cultura lamenta morte  da artista açoriana Maria José Cavaco Ministra da Cultura lamenta morte da artista açoriana Maria José Cavaco

Conselhos de médico

1 –“Buns aunes”;
2 –Neste início de ano desejo que todos tenham uns bons anos (“buns aunes” na pronúncia julgo que um pouco arcaica da minha freguesia da Salga, no concelho do Nordeste). Até ao Dia de Reis (a 6 de janeiro) sempre que nos cruzámos com alguém na rua, no local de trabalho ou em algum estabelecimento, desejar os “buns aunes” é a nossa forma de cumprimentar.
3 – Como diz a canção “o ano novo é bom é mau, ninguém adivinha, é como o ovo pode ser galo pode ser galinha” …
4 – Para que o ano novo seja bom temos de fazer alguma coisa por nós.  Só esperar que aconteça não será a melhor opção. É preciso sermos pró-ativos (um termo que está na moda).  Para quem teve um ano de 2021 que tenha sido bom o desejo é que para este ano de 2022 pelo menos que não seja pior, porque também lá diz a canção que “p’ra melhor está bem, está bem, p’ra pior já basta assim”.
5 – Muitos médicos têm o mau hábito de “proibir” os doentes de fazer certas coisas, como por exemplo: não fume, não tome bebidas alcoólicas, não coma comida com sal, não coma “coisas” com gordura, não tome café, não engorde, não seja sedentário, etc. etc. etc.  Como se sabe “o fruto proibido é sempre o mais apetecido”, pelo que uma estratégia contrária talvez seja mesmo a melhor opção.
6 – Nestes “Conselhos de médico” tenho tentado informar na maior parte das vezes pela positiva.  Para a prevenção dos acidentes de viação por excesso de velocidade o código de estrada já estabelece os limites proibindo conduzir acima de velocidades indicadas pelos sinais.  Um conselho pela positiva não é proibir é recomendar que se conduza sempre abaixo daquele limite legal, que deverá ser muito abaixo se as condições da estrada, do estado do tempo, do carro ou do condutor não forem as melhores.
7 – Na saúde passa-se o mesmo. Se as condições da pessoa não forem as melhores então os conselhos devem ser ainda mais tidos em conta: respire sempre ar puro (em vez de proibir de fumar); beba muita água (em vez de proibir as bebidas alcoólicas e os refrigerantes); coma comida saudável e apetitosa (em vez de “proibir” o sal e as gorduras); tome café com moderação que faz bem à saúde; mantenha o peso ideal (em vez de “proibir” de engordar); faça algum exercício físico de que goste, etc. etc. etc. Temos de ser positivos, só assim se poderá ter um feliz ano novo ou uns “buns aunes”.
8 - Com o evoluir da pandemia podemos pensar da mesma maneira. Em vez de proibir devemos aconselhar pela positiva: use sempre a máscara; desinfete sempre as mãos; não deixe de conviver e de amar o próximo, mas cumpra as regras de segurança; faça festas apenas com o seu núcleo familiar; telefone aos outros familiares e aos amigos a dizer que tem saudades deles…
Nota: “Buns aunes” para todos e haja saúde.

 


* Médico fisiatra
e especialista em Medicina Desportiva

 

Share

Print

Theme picker