Saúde mental mais uma vez adiada?

Saúde mental mais uma vez adiada?

Previous Article Previous Article Da beleza de perceber e sentir o que temos!
Next Article Buns aunes Buns aunes

Numa altura em que ainda estamos a viver muitas incertezas em relação à evolução da pandemia, importa refletir sobre as conclusões dos mais recentes estudos sobre o impacto que a pandemia de COVID-19 teve na saúde psicológica e mental de crianças e jovens.
No relatório “A Situação Mundial da Infância 2021”, a UNICEF estima que mais de um em cada sete adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos vivam com umaperturbação mental diagnosticada.
A desordem nas rotinas, na educação, no lazer, introduzida pela pandemia, está a deixar muitos jovens com medo, revoltados e preocupados com o seu futuro.Apesar desta realidade preocupante, o relatório indica que a nível global, apenas 2% dos orçamentos públicos da área da saúde são atribuídos a despesas com a saúde mental.
Em Portugal, a Task Force de Ciências Comportamentais, coordenada pela Professora Margarida Gaspar de Matos, tem alertado para a necessidade de criarmos políticas públicas para responder aos atuais desafios em matéria de saúde mental.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem reiterado a urgência de inverter a falta de investimento que se observa no nosso país, desde há 20 anos, na contratação dos profissionais necessários para responder às necessidades de saúde mental da população, no entanto,                                                                                                                                                                            assistimos a cada vez mais pessoas com falta de acesso a cuidados nesta área, especialmente os mais vulneráveis.
Os psicólogos estão conscientes do aumento exponencial da procura dos seus serviços por parte de crianças, jovens e adultos e estão mobilizados para responder às suas necessidades, no entanto, é necessário compreender que eles não poderão dar a resposta suficiente se não passarmos das palavras aos atos, no que diz respeito ao investimento que urge   fazer na promoção da saúde mental.
Façamos todos para que daqui a um ano não continuemos a dizer que adiamos mais uma vez a saúde mental.


Fique bem pela sua saúde e a de todos os açorianos.
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

 


* CP: 12459

 

Share

Print

Theme picker