Presidente do Governo enaltece “bom relacionamento”  com consulado dos EUA
Diário dos Açores

Presidente do Governo enaltece “bom relacionamento” com consulado dos EUA

Previous Article Previous Article Apresentado Plano Estratégico da Vitivinicultura dos Açores 2022-2031
Next Article Edição de 12 de Janeiro de 2022 Edição de 12 de Janeiro de 2022

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou no Palácio de Sant’Ana, cumprimentos de bom Ano Novo à cônsul dos Estados Unidos da América (EUA) nos Açores, Kathryn Hammond, lembrando a “amizade” entre os dois povos e a “presença histórica” dos norte-americanos no arquipélago.
Devido à pandemia de Covid-19, não se realizou este ano o tradicional convívio no Palácio de Sant’Ana com o corpo consular presente na Região, quase todos exercendo funções a título honorário, exceptuando a presença dos EUA.
“Queremos dar o exemplo de contenção no risco da propagação”, declarou José Manuel Bolieiro, justificando a não realização do tradicional convívio de Ano Novo.
Na reunião tida foi “acentuado” o “bom relacionamento” entre “a Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional e o Consulado Norte-Americano”, deixando também o Presidente do Governo uma palavra a todos os açorianos e Açor-descendentes que escolheram os EUA para residir.
Apesar de haver um vice-cônsul nos Açores desde 1790, o Consulado dos EUA nos Açores só foi formalmente estabelecido a 7 de Julho de 1795, quando John Street foi promovido a cônsul.
Desde essa altura que existe um representante dos EUA nos Açores, fazendo com que este seja o mais antigo do mundo em operação contínua.
A actual cônsul, Kathryn Hammond, é diplomata desde 2005 e já passou, por exemplo, por Kabul e pelo Rio de Janeiro.

 

Share

Print
Ordem da notícia431

Theme picker