Secretária da Educação anuncia apoio  a estágios em ensino nas escolas da Região
Diário dos Açores

Secretária da Educação anuncia apoio a estágios em ensino nas escolas da Região

Previous Article Previous Article Paulo Moniz afirma que Governo da República teima em não cumprir a lei
Next Article Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital promove ‘workshop’ “Enquadramento Científico das Hipóteses de Povoamento dos Açores antes  do Século XV” Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital promove ‘workshop’ “Enquadramento Científico das Hipóteses de Povoamento dos Açores antes do Século XV”

A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, anunciou na segunda-feira a criação de um plano de apoios a alunos de mestrados que pretendam realizar o seu estágio pedagógico numa unidade orgânica do sistema educativo da Região Autónoma dos Açores.  
De acordo com a titular da pasta da Educação, os alunos que usufruírem deste plano “podem beneficiar de apoio destinado a assegurar as despesas inerentes à deslocação do supervisor pedagógico à unidade orgânica onde se realize o estágio”.
O anúncio foi feito no âmbito de uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, onde a Secretária Regional se reuniu com o conselho executivo, com representantes da associação de estudantes, dos encarregados de educação, do pessoal não docente e com membros docentes do conselho pedagógico e da assembleia de escola.  
Sofia Ribeiro explicou que o apoio consiste na “comparticipação integral das despesas com deslocações aéreas, alojamento, transporte e ajudas de custo”.
“Este representa mais um esforço deste Governo Regional no incentivo à fixação de pessoal docente na Região”, reforçou Sofia Ribeiro.
A governante explicou ainda que “os alunos a quem for concedido o apoio ficam obrigados a candidatar-se a todos os concursos para colocação de pessoal docente nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública da Região durante cinco anos”, sendo que “a não candidatura a qualquer dos concursos abertos nesses anos, a não aceitação de colocação ou a desistência determina a obrigação de ressarcir a Região em 150% do valor despendido”.
Recorde-se que a Secretaria Regional da Educação já tinha implementado a concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área da formação inicial de professores, em disciplinas carenciadas, num montante de cerca de 300 mil euros.

Share

Print

Theme picker