Finalmente substituição dos cabos submarinos vai avançar
Diário dos Açores

Finalmente substituição dos cabos submarinos vai avançar

Previous Article Previous Article Testagem em massa de todos os alunos de S. Miguel e Terceira arranca hoje
Next Article Ex-trabalhadores da Cofaco vão  receber majorações em Fevereiro Ex-trabalhadores da Cofaco vão receber majorações em Fevereiro

O Governo da República avançou que estão “reunidos os elementos necessários para iniciar o procedimento contratual” para a substituição dos cabos submarinos de comunicações entre o continente e as regiões autónomas.
Num requerimento, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação considera “indispensável” para a “coesão territorial” a “substituição do atual sistema de comunicações por um novo sistema de cabos submarinos de titularidade pública”.
“Estão, desta forma, reunidos os elementos necessários para iniciar o procedimento contratual. No entanto, e devido à situação política que resultou da dissolução da Assembleia da República, deverá ser o próximo Governo a dar início ao procedimento assim que o entender”, indica o Governo da República.
No documento, que surgiu após uma pergunta dos deputados do PS/Açores na Assembleia da República, o ministério liderado por Pedro Nuno Santos lembra que o operador público de telecomunicações, a IP Telecom, foi incumbido de “desenvolver o projeto” de substituição dos atuais cabos em setembro de 2020.
“Entretanto, a referida entidade já produziu o estudo económico-financeiro, o modelo de contratação de construção e de exploração e o respetivo plano de desenvolvimento do projeto”, lê-se no requerimento.
Em Setembro de 2020, foi anunciado que o investimento na substituição dos cabos submarinos de comunicação electrónica entre o continente, os Açores e Madeira era de 118,9 milhões de euros.
Em 27 de Maio de 2021, o Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, insistiu na urgência de se avançar com o projeto de substituição dos cabos submarinos de comunicação eletrónica entre o continente, os Açores e a Madeira.
As comunicações eletrónicas entre o território de Portugal continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira são atualmente asseguradas através de um sistema de cabos submarinos: dois a partir de Carcavelos, um para a ilha de São Miguel e outro para a ilha da Madeira, e um terceiro entre São Miguel e a Madeira (o conjunto designado “anel CAM”), num total de 3.700 quilómetros.

Share

Print

Theme picker