BE diz que ANA tem que assumir a responsabilidade de aumentar a pista da Horta porque lucra milhões
Diário dos Açores

BE diz que ANA tem que assumir a responsabilidade de aumentar a pista da Horta porque lucra milhões

Previous Article Previous Article Comissão Europeia dedica atenção especial às RUP na descarbonização dos transportes
Next Article Francisco César diz que PS é o único  partido que garante políticas efectivas de combate à pobreza Francisco César diz que PS é o único partido que garante políticas efectivas de combate à pobreza

O Bloco de Esquerda defende que o aumento da pista do aeroporto da Horta é fundamental e que o investimento tem que ser feito pela ANA/Vinci, a empresa “que lucra milhões com a gestão dos aeroportos nacionais”.
A candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores defende também a reposição da compensação à SATA pelo cumprimento das obrigações de serviço público nas ligações com o continente. Jessica Pacheco salienta que o Bloco é o único partido a colocar estes assuntos no seu programa eleitoral nacional.
Agora que já são conhecidos os programas eleitorais nacionais de todos os partidos, confirma-se que nem o PS nem o PSD escreveram sequer “uma única linha sobre estas matérias”, assinalou hoje Jessica Pacheco, após uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal da Horta. A inclusão destas propostas no programa eleitoral nacional compromete todos os deputados que sejam eleitos pelo Bloco de Esquerda a defender estas medidas, explicou Jessica Pacheco.
Quanto à pista do aeroporto da Horta, a candidata do Bloco alerta que a actual dimensão “coloca em causa a segurança dos passageiros, provoca desgaste nas aeronaves e condiciona a capacidade de carga transportada”, e que é fundamental, por isso, assegurar a concretização deste investimento, mas “não podem ser os contribuintes açorianos a pagar algo que vai beneficiar sobretudo a empresa privada que gere os aeroportos nacionais”. Por isso, o Bloco de Esquerda exige que a empresa “assuma a responsabilidade de aumentar a pista do aeroporto da Horta”.  Quanto às obrigações de serviço público nas rotas de Horta, Pico e Santa Maria para o continente, a candidata lembra que foi o Governo da República do PSD e do CDS, com o apoio do Governo Regional do PS, que, em 2015, decidiram “acabar com as compensações à SATA”, uma decisão que “trouxe enormes custos aos açorianos”. “É fundamental que seja a República a garantir esta compensação” pela prestação deste serviço público que a SATA presta. Jessica Pacheco considera que uma “maioria absoluta do PS” não resolve estes problemas e que “dos partidos de direita também não há esta responsabilidade”.

Share

Print

Theme picker