Exposição colectiva The Art-Ist Great  no Centro Municipal de Cultura
Diário dos Açores

Exposição colectiva The Art-Ist Great no Centro Municipal de Cultura

Previous Article Previous Article Centenário do PCP em exposição no Museu da Horta
Next Article Funcionários da autarquia da Ribeira Grande testados Funcionários da autarquia da Ribeira Grande testados

A exposição colectiva The Art-Ist Great vai ser inaugurada a 20 de Janeiro na Galeria do Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada, onde estará patente até 17 de Março de 2022.
A mostra tem a curadoria de Martim Cymbron e nela participam jovens da ilha de São Miguel com formação académica na área artística.
Jake Raposo, Navi the Character, Sara Rocha Silva, Susana Aleixo Lopes, Verónica Melo, Vieira Pereira e Bárbara Jasmins são os jovens que mostram a sua arte nesta exposição.
No catálogo da exposição, Martim Cymbron escreve: “Existe sangue novo a ser mostrado neste basalto negro. Sangue que urge em emergir, este sangue que luta para Ser visto, para fazer Ver. Entre o brilho, a cor e a criatividade do querer Sentir e fazer Sentir. Nasceram a respirar arTe e estudaram com mais sede para a doar”.
A mostra, adianta, “é para os novos artistas uma forma de elevar, continuar e potenciar o seu trabalho e poder-se-á dizer que até é mesmo um privilégio exibir as suas obras. Estas que demonstram qualidade e que dignificam a arTe que se cria em são Miguel”.
“Os sete artistas a emergir. Um grupo heterogéneo, interligado pelo mesmo pulsar da arTe que nos brinda com diferentes experiências, desde inspirações de rua a apresentações em diversas partes do nosso globo. É neste contexto que se ganha ao juntar experiências (...). Assim, os artistas pretendem de todos os espectadores um turbilhão de emoções, depois de doada a sua visão a quem passe por aqui” – pode-se ler no catálogo.
Os trabalhos apresentados na exposição misturam-se entre basalto, mármore, madeira, telas, tintas, papel, marcador e panos entre a escrita e poesia.
Na sua mensagem, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinha o facto de o CMC reabrir as portas para o diálogo entre os artistas e o público, numa comunicação assegurada através da Arte.
“É com orgulho que expomos The Art-Ist Great. Uma mostra que dá a conhecer novos talentos, que, neste caso, têm em comum um berço – São Miguel, uma paixão – a Arte, e uma formação - Académica” – afirma.
Para o autarca, “esta é uma mostra que, com recurso ao brilho, cor e criatividade, quer apelar aos sentidos de quem a visita, contribuir para a dignificação da Arte em São Miguel e, também, potenciar o talento desses jovens. São, no fundo, o resultado de olhares sobre o mundo que convidam a olhar o mundo”.

 

Share

Print

Theme picker