Governo dos Açores homenageia Maria José Cavaco
Diário dos Açores

Governo dos Açores homenageia Maria José Cavaco

Previous Article Previous Article Programação do Coliseu Micaelense cancelada até Fevereiro
Next Article Edição de 21 de Janeiro de 2022 Edição de 21 de Janeiro de 2022

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direcção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove no dia 22 de Janeiro, pelas 16h00, uma homenagem a Maria José Cavaco (1967-2022), uma das mais relevantes artistas plásticas dos Açores, que nos deixou recentemente.
A cerimónia, presidida pela Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, contará com os testemunhos dos amigos da artista e companheiros do seu percurso artístico, Igor Espínola de França, Paula Mota e Victor dos Reis.
Nesta homenagem, será lançado o livro decorrente da exposição retrospetiva da artista, intitulada “Lugares de Fractura”, promovida pelo Arquipélago em 2021.
A edição representa a mais completa obra sobre o seu trabalho que, além de documentar visualmente a exposição, possui ensaios de Victor dos Reis, crítico, curador e professor das Belas Artes de Lisboa e de Maria do Mar Fazenda, historiadora de arte e curadora.  
É ainda publicada uma longa conversa entre Maria José Cavaco e João Mourão, Director do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e curador da exposição da artista.
Na cerimónia, o Arquipélago assinala também a aquisição da obra “Cem Desenhos Vermelhos” para a colecção desta instituição e a doação, ainda em vida da artista, da peça “História de Uma Princesa”.
São duas peças de grandes dimensões que enriquecem, assim, o núcleo de obras da artista que o Arquipélago possui na sua colecção e que irá permitir manter o legado de Maria José Cavaco.

 

Share

Print

Theme picker