PS defende reforço da testagem e vacinação
Diário dos Açores

PS defende reforço da testagem e vacinação

Previous Article Previous Article Açorianos queixaram-se menos no ano passado
Next Article Morreu doente infectada que não estava vacinada e novo recorde com mais de mil casos positivos Morreu doente infectada que não estava vacinada e novo recorde com mais de mil casos positivos

O PS/Açores defendeu um reforço de testagem e vacinação contra a Covid-19 na região, o aumento da capacidade da linha de saúde e o alargamento da vigilância epidemiológica, se necessário com apoio das forças armadas.
“As pessoas contactam neste momento a Linha de Saúde Açores, as delegações de saúde concelhias, as unidades de saúde hospitalares e de ilha e não conseguem ter resposta para fazer testes rápidos e testes PCR. Isso, em primeira instância, é o que deve ser reforçado neste momento, imediatamente”, afirmou o deputado socialista Tiago Lopes, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.
Segundo Tiago Lopes, que foi Director Regional da Saúde no anterior executivo açoriano, do PS, os Açores estão a “testar pouco” atendendo à sua situação epidemiológica e “não existe evidência de se estarem a quebrar cadeias de transmissão”.
O socialista propõe, por isso, que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) reative os protocolos com os laboratórios da Universidade dos Açores para realização de testes PCR, organizando, em colaboração com os municípios, “dias de testagem gratuita, abertos a toda a população”.
Por outro lado, sugere a distribuição de testes rápidos adquiridos por todas as unidades de Saúde dos Açores e, se necessário, a aquisição de mais.
Questionado sobre a falta de meios nas unidades de saúde, que em quatro ilhas já levaram a uma redução da atividade assistencial, Tiago Lopes alegou que o executivo pode pedir apoio às forças armadas.
“Havendo falta de recursos, é necessário pedir apoio e não há vergonha nenhuma em pedir apoio às forças armadas para que auxiliem neste processo, para que possamos dar uma resposta eficaz às necessidades da população neste momento”, apontou.
Segundo Tiago Lopes, “o seguimento de casos positivos pelos médicos de medicina geral e familiar não está a ser efectuado diariamente”.
O deputado alertou ainda que o tempo de espera para acesso à Linha de Saúde Açores está “para lá do razoável” e que o contacto de retorno de uma pessoa com teste positivo chega a ultrapassar “cinco dias”.
O socialista acrescentou que as “falhas de informação e dificuldades de comunicação” têm levado a que pessoas com suspeita de infeção “se desloquem aos serviços de urgência”.
O PS propõe o reforço “o mais rapidamente possível” da Linha de Saúde Açores e a reativação da linha de atendimento não médico e da linha de apoio psicológico, “recorrendo à contratação externa” e aos “próprios técnicos do Governo Regional de diversas áreas”.
Questionado sobre a plataforma digital para apoiar os doentes e clarificar procedimentos no âmbito da pandemia da Covid-19, anunciada na Terça-feira pelo Secretário Regional da Saúde, Tiago Lopes defendeu que o mais importante é reforçar os recursos humanos.
“Neste momento, ficarmos a aguardar pela implementação de uma solução informática pode não dar a resposta necessária e devida no seu tempo. Penso que sobretudo aquilo que é necessário é recursos humanos”, explicou.
O deputado socialista manifestou ainda preocupação com o aumento de internamentos por Covid-19 na Região, que disse estar “em contraciclo com o território continental”, defendendo que é preciso “projetar e preparar os recursos, os meios e as soluções alternativas que preservem e garantam a capacidade de dar respostas”.
Para Tiago Lopes é igualmente “urgente” reforçar a capacidade de vacinação contra a Covid-19 na região, em especial com a dose de reforço, “reactivando centros de vacinação para aumentar a taxa de cobertura vacinal”.
“Ainda vamos a tempo de controlar a situação pandémica na Região, porque a situação neste momento é periclitante”, sublinhou.

Share

Print
Ordem da notícia473

Theme picker