Jorge Amaral:  Mestre da Educação Física  e Autarca Exemplar
Eduardo Monteiro

Jorge Amaral: Mestre da Educação Física e Autarca Exemplar

Previous Article Previous Article Açoriano Emanuel de Medeiros reeleito Presidente da SIGA
Next Article “Empresa das Lanchas do Pico, Lda”: fator de identidade “Empresa das Lanchas do Pico, Lda”: fator de identidade

Desportistas do meu tempo

O Prof. Jorge Amaral nasceu (1928) e fez a escola primária na Lagoa (S. Miguel), tendo de seguida ingressado no Liceu Antero de Quental (1942-1948) em Ponta Delgada. Concluído o curso liceal foi chamado para o serviço militar obrigatório, tendo feito o curso de milicianos em Angra do Heroísmo e cumprido o respectivo serviço em S. Miguel. Após a tropa foi estudar para Lisboa (1952-1956) onde fez a sua licenciatura em Educação Física, no então Instituto Nacional de Educação Física (INEF) que, após o 25 de Abril, passou a chamar-se Instituto Superior de Educação Física (ISEF)  e, actualmente é designada por Faculdade de Motricidade Humana (FMH). O Prof. Jorge Amaral efectuou o estágio final de curso no Liceu Gil Vicente, sob a orientação do Prof. Fernando Ferreira, prestigiada figura do desporto nacional. No âmbito do estágio final ainda teve tempo para dar aulas no Colégio Moderno e nos Centros de Recreio da antiga FNAT (actual INATEL).
Enquanto aluno liceal jogou andebol e voleibol nos campeonatos escolares, ao tempo organizados pela Mocidade Portuguesa e futebol federado pelo Leões Sport Clube, da Lagoa. No período em que foi aluno universitário participou, em representação doINEF, nos campeonatos universitários de Lisboa de futebol e andebol de 7, tendo sido campeão nesta última modalidade. A convite do Prof. Moniz Pereira, grande nome do desporto português, ainda jogou voleibol no Sporting Clube de Portugal. Nessa qualidade colaborou na organização das cerimónias de inauguração do Estadio José de Alvalade (1956). Foi um desportista eclético. As vivências adquiridas nas actividades desportivas escolares, federadas e universitárias foram um contributo decisivo no enriquecimento dos conhecimentos fundamentais ao ensino desportivo apropriado às crianças e adolescentes.
De regresso a S. Miguel, começou a dar aulas de educação física em classes particulares de diferentes escalões etários, assim como, aulas de ginástica de recuperação, correctiva e fisioterapia. No ano lectivo de 1956-57, após  concurso público, foi colocado como professor efectivo na Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada onde exerceu funções até 1978. A seguir ao 25 de Abril o sistema educativo sofreu profundas alterações, entre elas a extinção das escolas técnicas, pelo que o Prof. Jorge Amaral transitou para a Escola Secundária Domingos Rebelo onde desempenhou, entre 1978 e 1981, as funções de Presidente do Conselho Directivo.
O Prof. Jorge Amaral, durante os anos em que exerceu a sua actividade de docente da disciplina de educação física, procurou sempre a sua valorização pessoal e profissional tendo, por esse motivo, frequentado inúmeras acções de formação/especialização em Portugal e no estrangeiro. Assim, em 1958,esteve presente nos cursos de verão de Medau Schull (Alemanha), Universidade de Graz (Áustria), Colégio Internacional de Cannes (França) e no Congresso Mundial de Educação Física em Bruxelas (Bélgica). No ano seguinte assistiu ao Congresso Internacional de EF e Desporto em Madrid (Espanha) e, em 1962, esteve no curso de férias no INEF em Lisboa. Em 1966, participou nos cursos de verão na Universidade de Graz (Áustria), Universidade de Odense (Dinamarca) e Congresso Internacional de EF e Desporto em Madrid (Espanha). Assistiu, em 1969, ao Congresso Internacional de EF em Estraburgo (França) e à Gimnaestrada em Basileia (Suiça) e, assim, continuou pela vida fora a cuidar da sua formação contínua e da sua valorização pessoal e profissional.
Entretanto, no âmbito da sua actividade de suporte a iniciativas de carácter social e apoio aos mais desfavorecidos da sua comunidade (Lagoa) desempenhou, ao longo dos anos, diversas funções: presidente da Conferência Vicentina, membro da Escola dos cursos de Cristandade, fundador e secretário geral da Associação Sócio Cultural do Círculo de Amigos da Vila da Lagoa, fundador da Cooperativa Profrutos, membro da Associação Cultural “O Sextante” e presidente do Centro Social Nª Senhora do Rosário. Como consequência desse notável trabalho comunitário foi eleito Vereador da Câmara Municipal da Lagoa (1981-1983). Após o mandato autárquico, foi candidato a deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Embora se tenha reformado das suas funções docentes em 1992, não deixou de continuar a dar apoio a iniciativas de carácter social comunitárias, tendo sido presidente do Conselho Central dos Açores da Conferência Vicentina, membro da Comissão de protecção de Menores da Lagoa, membro da Comissão Local de Acompanhamento RMG da Lagoa e membro fundador da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa. O Prof. Jorge Amaral foi uma das maiores referencias da Educação Física no arquipélago dos Açores e uma pessoa muito respeitada em S.Miguel, pelo excelente trabalho desenvolvido na educação e ensino desportivo, durante muitas décadas, com sucessivas gerações de alunos de quem foi professor. Foi um Mestre na educação desportiva escolar e, como tal, deixou a sua marca na maioria dos seus alunos.
Felizmente, algumas entidades reconheceram, em tempo certo, o trabalho efectuado pelo Prof. Jorge Amaral durante a sua carreira profissional e autárquica, através da atribuição do Diploma de Mérito Municipal pela autarquia da Lagoa, agraciado pela Casa do Povo da Maia, homenageado pelos antigos alunos da antiga Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada e a concessão do Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrucção Pública pelo Presidente da República.
Um cidadão exemplar como Professor de Educação Física de inúmeras gerações de jovens micaelenses, assim como, um notável Autarca da Lagoa em defesa eapoio aos mais desfavorecidos.
Até sempre Professor.

 

Share

Print

Theme picker