Governo dos Açores cria novo sistema  de incentivos à fixação de médicos
Diário dos Açores

Governo dos Açores cria novo sistema de incentivos à fixação de médicos

Previous Article Previous Article Bailes de Carnaval no Coliseu cancelados
Next Article Abertas candidaturas para apoiar quem reduzir produção de leite Abertas candidaturas para apoiar quem reduzir produção de leite

O Secretário Regional da Saúde anunciou que ontem ou o “mais tardar” na próxima semana vai ser publicado em Diário da República o “novo sistema de incentivos à fixação de médicos” no arquipélago.
“Amanhã (Sexta-feira) ou na Segunda-feira (da próxima semana) o mais tardar será publicado, finalmente, em Diário da República o novo sistema de incentivos à fixação de médicos que pretende ser um contributo efectivo para atrair médicos a fixarem-se na região”, declarou Clélio Meneses aos jornalistas.
O governante (PSD/CDS-PP/PPM) falava, em Ponta Delgada, após uma reunião com a Ordem dos Médicos dos Açores, com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul e com o Sindicato independente dos Médicos.
Segundo disse, o sistema inclui “incentivos à fixação de natureza pecuniária e não pecuniária”, estando previsto um “acréscimo ao salário base da carreira de assistente de 35% nas ilhas de São Miguel e Terceira”.
Nas restantes ilhas, o valor poderá ser de 40% ou 45%, “dependendo do grau de carência de cada uma das ilhas e do nível de especialidade identificada como carenciada”.
“Existe um outro conjunto de incentivos, como o transporte próprio e de familiares, de transporte de mercadorias para se fixarem nos Açores e há também um incentivo à fixação no valor de um IAS - índice de apoio social - que são cerca de 430 euros”, assinalou.
Clélio Meneses disse ainda que o Executivo está a “trabalhar num diploma que visa regular o trabalho suplementar” dos médicos.
“Há uma reivindicação justa e necessária de promovermos a progressão das carreiras médicas, que estão há muitos anos por ser reguladas e actualizadas. Há muito trabalho a fazer”, acrescentou.
O Secretário Regional avançou que os “médicos de medicina geral e familiar” são uma “carência das várias ilhas” açorianas, tal como a ginecologista/obstetrícia e a ortopedia.
Quando questionado, Clélio Meneses afirmou que os dados oficiais sobre os médicos de família na Região “não correspondem à realidade” porque, ao analisar as atribuições, existem médicos que estão de “baixa há vários anos” ou com “licenças sem vencimento”.
“Os dados oficiais são que praticamente todos os açorianos têm médico de família o que não corresponde à realidade”, assinalou o membro do XIII Governo Regional, que tomou posse em Novembro de 2020, após 24 de governação do PS na Região.
O Secretário da Saúde realçou o “esforço muito grande do Executivo”, que “autorizou a contratação de 100 médicos de várias especialidades para contratos sem termo” em 2021.
A Presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, Margarida Moura, destacou a “importância” de “reforçar os incentivos à fixação” dos profissionais, lembrando que têm existido “concursos onde os lugares ficam por preencher”.
“O senhor Secretário anunciou o decreto de incentivo à fixação, que merece a nossa concordância. Portanto, será uma mais-valia no sentido de atrair mais médicos e fazer com que eles reforcem o Serviço Regional da Saúde”, concluiu.

Share

Print

Theme picker