Ómicron sobrevive mais tempo  no plástico e pele humana
Diário dos Açores

Ómicron sobrevive mais tempo no plástico e pele humana

Previous Article Previous Article Imbróglio em ponta delgada
Next Article Câmara Municipal de Ponta Delgada garante apoio ao Azores Rallye Câmara Municipal de Ponta Delgada garante apoio ao Azores Rallye

Investigadores japoneses descobriam, em laboratório, que a variante Ómicron sobrevive mais tempo em superfícies de plástico e pele humana do que as versões anteriores do coronavírus.
A descoberta, noticiada ontem pela Reuters, refere o estudo japonês citado na revista cientifica bioRxiv e informa que nas superfícies de plástico, as variantes Alpha, Beta, Gamma e Delta sobrevivem, em média, 56, 191,3, 156,6, 59,3 e 114 horas respectivamente.
Já a variante Ómicron mantém-se activa durante 193,5 horas.
Quanto à pele humana, os investigadores (que recorreram à pele retirada de cadáveres) concluíram que a variante detetada na África Austral, em Novembro de 2021, sobrevive 21,6 horas.
A versão original do vírus sobrevivia 8.6 horas, enquanto que a Alpha mantém-se activa durante 19,1, a Beta 11 horas, a Gama 16,8h horas e a Delta 21,1 horas.
 No entanto, refere o estudo, na pele, todas as variantes eram completamente inativadas 15 segundos depois de serem expostas a desinfetantes à base de álcool.
“Por isso, é altamente recomendável que para controlo da infeção actual a rotina de higiene das mãos use desinfetantes como proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, concluem os investigadores.
A variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, foi detectada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em Novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.
Ao Jornal Económico, o Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA) admite que pico de infecções chegue “mais tarde do que esperado” e que nunca o vírus da Covid-19 circulou com tanta intensidade.
No entanto, a gravidade mantém-se abaixo do observado no Inverno de 2021.

Share

Print

Theme picker