Empresários criticam redução da oferta da SATA para Sta. Maria
Diário dos Açores

Empresários criticam redução da oferta da SATA para Sta. Maria

Previous Article Previous Article Morreu uma mulher de Nordeste com Covid-19
Next Article Regulador detecta inconformidades nas reservas petrolíferas dos Açores e acciona medidas correctivas e sancionatórias Regulador detecta inconformidades nas reservas petrolíferas dos Açores e acciona medidas correctivas e sancionatórias

A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada reuniu em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, para debater um conjunto de assuntos de interesse para a ilha, com especial relevo para os transportes aéreos e marítimos.
No que refere ao transporte aéreo foi manifestada “preocupação face à redução na oferta por parte da Sata, que suprime voos sem informação ou justificação atempada, como é o caso do cancelamento do voo SMA/LIS às quintas no próximo mês de Fevereiro”.
“Em termos de turismo, salienta-se que Santa Maria é a ilha que apresentou um crescimento menos significativo de toda a Região, em termos de dormidas, no período de janeiro a novembro de 2021 e que a medida agora tomada pode contribuir para agravar ainda mais a situação.”, lê-se no comunicado emitido por aquele organismo.
Relativamente ao transporte marítimo de mercadorias “foram vários os aspetos negativos identificados, nomeadamente o não cumprimento das escalas programadas por parte das transportadoras, a falta de racionalização das escalas no interilhas, bem como a não informação atempadas sobre as alterações, situações que originam problemas no funcionamento das empresas”.

Críticas também
ao transporte marítimo

“Foi considerado lamentável o custo e o tempo no intercâmbio comercial entre as ilhas dos Açores, e a falta de ligação aos navios porta-contentores que escalam as pequenas Ilhas quinzenalmente, impossibilitando por vezes essas trocas comerciais”, acrescenta o documento.
“Quando isso é possível, levam mais tempo que uma viagem do Continente / Açores e têm um custo quase idêntico ao que é praticado entre o Continente / Açores. Desta forma não é possível construir um mercado interno regional e a desejada coesão entre as diversas ilhas”, conclui a nota dos empresários da Câmara do Comércio.

 

Share

Print
Ordem da notícia522

Theme picker