O tiro ao lado do Expresso...  e do(s) Governo(s)
Pedro Castro

O tiro ao lado do Expresso... e do(s) Governo(s)

Previous Article Previous Article Açores submetem 42 candidaturas de zonas balneares à Bandeira Azul
Next Article “Candidatura a Capital Europeia da Cultura reinterpreta a Identidade Cultural Açoriana”, diz Sérgio Rezendes “Candidatura a Capital Europeia da Cultura reinterpreta a Identidade Cultural Açoriana”, diz Sérgio Rezendes

     Há poucos dias, o jornal Expresso dava conta do risco de financiamento dos voos diretos entre Lisboa e três ilhas Açorianas: Santa Maria, Faial e Pico.
   Invocava o semanário como racional as perdas colossais e insustentáveis que a Azores Airlines do Grupo SATA enfrenta nessas ligações, a indisponibilidade do ministério das Finanças do governo central para continuar a financiar as rotas em questão e a imposição de Bruxelas em cortar rotas deficitárias como “moeda de troca” pelas ajudas recebidas pelo grupo de aviação regional.
    Adiantava-se ainda que a atual coligação governamental regional pretendia inserir este corte num pacote de medidas com vista à redução do orçamento na rubrica do transporte aéreo.
    Está tudo simultaneamente certo e errado. Ora vejamos:
    - Um dos fatores mais relevantes para o sucesso de qualquer rota é o horário e a sua adequação à procura.
   Sobre isso, é importante perguntar: quem é que quer apanhar um voo Lisboa-Santa Maria às 6 da manhã de um Domingo?    
    Intuitivamente diria: ninguém.  
    A não ser que o preço do voo seja tão barato que se sacrifique o Domingo em todos os sentidos: não se aproveita nada do Domingo no Continente e é necessário cortar no sono – dependendo da zona do Continente que se veio visitar até se pode ter de passar uma noite em branco para chegar à Portela às 4h30 da manhã!  
    E se o preço tem de ser barato para atrair alguns (poucos) passageiros, certamente a rota será deficitária.
    - É, de fato, operacionalmente mais oneroso para o Grupo SATA assegurar ligações entre o Continente e ilhas nas quais não tem uma base Airbus.    
    Faial, Pico e Santa Maria são “cartas fora do baralho” para os aviões A320 da Azores Airlines e a inclusão dessas operações isoladas e sem continuidade no uso do avião requer uma “ginástica” particular para uma companhia com uma frota de apenas 8 aviões.
    Este fato, para além da questão tarifária, traduz-se igualmente nas perdas e na insustentabilidade destas rotas para a Azores Airlines especificamente... mas tal poderá não acontecer com outras companhias aéreas.        
    No entanto, mesmo que outras companhias estejam interessadas nessas rotas não as poderão voar... Porquê?
    Não estão liberalizadas, ou seja, são exclusivas de apenas uma companhia aérea, companhia essa que, aparentemente, não as quer operar e não é a mais apta para o fazer.
    - Nova pergunta se impõe: 7 anos volvidos da liberalização das ligações aéreas entre São Miguel e Terceira e o Continente e tendo em conta os resultados positivos dessa experiência qual a razão pela qual a ligação “Continente-outras ilhas” ainda não foi liberalizada de modo a permitir que outras companhias operem entre o Continente e qualquer das outras ilhas?
    Ainda que não diretamente relacionado, teria sido interessante o Expresso levantar um outro tema aéreo regional de extrema relevância para Ponta Delgada.
    Em 2019, o aeroporto atingiu a marca história dos 2 milhões de passageiros.  
    Tudo aponta para que 2022, com novas rotas e tantas novas companhias aéreas, volte a ultrapassar essa marca.
    Legalmente, isso significa que a assistência em escala do Aeroporto João Paulo II deverá ser aberta a um outro operador concorrente e que a ANAC deveria proceder, sem mais demora, ao lançamento do respetivo concurso público. Para quando?
    Falamos de protecionismo, puro e duro.
    Porque nos custa tão caro, é legítimo perguntar: para quê?
    E a quem beneficia todo este protecionismo?
    Aos Açorianos, às suas opções de rotas, companhias e horários, à sua economia e emprego e à sua liberdade não é certamente.

 

*Diretor da SkyExpert

 

Share

Print

Theme picker