PPM defende incentivos à fixação de professores através de apoios à habitação
Diário dos Açores

PPM defende incentivos à fixação de professores através de apoios à habitação

Previous Article Previous Article Inaugurada a loja Azores in a box nas Portas do Mar com 90 produtos de artesanato açoriano
Next Article Resgatados tripulantes de navio mercante que se incendiou ao largo do Faial Resgatados tripulantes de navio mercante que se incendiou ao largo do Faial

O líder do PPM/Açores, Paulo Estevão, defendeu a necessidade de criar incentivos à fixação de professores na Região, por via de apoios parciais ou totais à habitação.
Segundo Paulo Estêvão, os Açores estão a ser confrontados com um “problema gravíssimo de falta de professores”, que poderá ser combatido “através da criação de incentivos de fixação”, no âmbito de uma “articulação com as câmaras municipais e o Governo dos Açores na área da habitação”, que é “muito cara na Região e em algumas ilhas inexistente”.
O deputado e dirigente do PPM/Açores reuniu em Ponta Delgada, com a titular da pasta da Educação nos Açores, que iniciou na Segunda-feira, uma segunda ronda de negociações com os partidos representados na Assembleia Legislativa dos Açores, depois de ter recebido propostas para integrar na Estratégia da Educação para a Década.
O documento base de que partiu a discussão incluía cinco eixos, para os quais o Executivo açoriano pediu contributos das forças políticas: capacitação de alunos, elevação da condição docente, qualificação dos assistentes e técnicos da acção educativa, envolvimento da comunidade educativa e autonomia das unidades orgânicas.
Em declarações aos jornalistas após o encontro, Paulo Estevão referiu que, no caso específico do Corvo, houve “docentes que recusaram ir para a ilha porque não tinham casa”, havendo uma “enorme dificuldade na habitação nas ilhas mais periféricas”.
Por isso, o PPM propõe que o Executivo açoriano e as autarquias suportem parcial ou totalmente os encargos com a habitação, sendo que os municípios têm habitações disponíveis que podem ser utilizadas mediante a sua recuperação.
Paulo Estevão defendeu ainda a “criação de mecanismos que permitam a integração e formação de docentes neste momento”, exemplificando que “há gente licenciada em diferentes áreas que pode e deve ser integrada na carreira, tendo uma formação específica”.
“Este é problema é grave, mas vai ser muito mais grave nos próximos anos porque só agora as universidades estão a formar novos docentes, o que demora cinco anos”, declarou o líder do PPM/Açores.
O dirigente defendeu ainda incentivos mais vantajosos nos Açores que visem uma progressão na carreira “mais rápida e melhor”, uma vez que a região, “neste momento, está a competir com outros dois territórios educativos independentes, que é a Madeira e, principalmente, o território continental”.
Paulo Estevão disse também ser necessário recuperar o que considerou ser um parque escolar degradado, com “um investimento muito significativo”.
Além disso, é “fundamental acompanhar os alunos que terminam com os 18 anos o seu processo educativo”, dando-lhes apoio em relação à formação que pretendam obter no futuro por via académica ou da formação profissional, acrescentou.

 

Share

Print

Theme picker