Uma vida melhor com mais saúde…
António Raposo

Uma vida melhor com mais saúde…

Previous Article Previous Article As emoções em tempos de guerra
Next Article MiratecArts lança campanha “todas as crianças têm direito a um livro” MiratecArts lança campanha “todas as crianças têm direito a um livro”

Conselhos de médico

1 – Comer melhor. Menos gorduras saturadas, menos sal e menos açucares. Mais vegetais, mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, pistácio e outros). Mais peixe e menos carne.
2–Dormir bem. É fundamental uma boa noite de sono. 7 a 8 horas é a média necessária. Ambiente calmo e sereno. À noite não tomar café ou outros estimulantes. Evitar os “ecrãs” pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
3 – Faça exercício físico. Os benefícios para a saúde física e psicológica são imensos. Faça caminhadas, faça natação, ande de bicicleta, pratique um desporto que goste. O nosso organismo não foi feito para estar parado. Mexa-se… pela sua saúde.
4 – Se o seu trabalho é essencialmente sentado levante-se várias vezes por dia. Dê alguns passos e faça exercícios de alongamento e flexibilidade várias vezes por dia. Mexa-se… pela sua saúde.
5 – Mantenha um peso adequado. Não “arranje” desculpas de que tem os “ossos largos” ou que é genético.  A obesidade é só fruto de uma equação de maior ingestão de energia do que aquela que se gasta. Para a diminuição do peso ou diminui a ingestão de calorias ou aumenta a atividade física e consequentemente o gasto de energia. O ideal é fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
6 – Evite as situações que causam stress. Está mais que comprovado que as pessoas sujeitas a um maior stress são aquelas que têm uma maior probabilidade de doença física e psicológica. É preciso valorizar a qualidade de vida. Não vale a pena querer tudo ao mesmo tempo. Calma que “fica tudo cá”. Goze a vida.
7 – Deixe de fumar. O tabaco mata. Cancro do pulmão e da orofaringe e as doenças cardiovasculares estão altamente relacionadas com o consumo do tabaco. Não fume… pela sua saúde.
8 – Mantenha o seu grupo de amizades. A vida sem amigos não faz sentido. Mesmo nesta fase de pandemia mantenha o contacto com eles. Com as devidas precauções, não “deixe fugir” os amigos. Eles são muito importantes na nossa vida. Cultive as amizades que tem … pela sua saúde.
9 – Não viva “sozinho”. O ser humano vive em sociedade. Mesmo que consiga cuidar de si, a vida solitária é um fator de risco para a saúde. Se é idoso então esta mensagem é para si. Viva com mais pessoas. Na sua casa, em casa de familiares ou em instituições a escolha é sua. Não é “justo” viver sem companhia.
10 – Beba água, muita água. Nós somos formados por cerca de 60% de água.  Uma pequena desidratação pode desencadear uma série de problemas de saúde.
11 – Faça rastreios. Consulte o seu médico de família pelo menos uma vez por ano (para um “check up”), mesmo que não se sinta doente. Se não tem médico de família procure um médico de medicina geral e familiar ou de medicina interna. Rastreios do cancro oral, da mama, do aparelho digestivo, da pele, do colo do útero, da próstata e outros. Estes cancros se “apanhados” em fase inicial têm cura.
12 – Controle e vigie as suas doenças. Diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, doenças da tiroide, doenças reumáticas, doenças respiratórias e outras, se estiverem bem controladas podem permitir uma muito boa qualidade de vida. Vigie a saúde, mas também as doenças.
NOTA: Tome cuidado com a sua saúde. Vacine-se. Siga os conselhos da DGS (Direção Geral de Saúde) e da DRS (Direção Regional de Saúde). Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Haja saúde. Haja saúde. Haja saúde.


* Médico fisiatra
e especialista em Medicina Desportiva

 

Share

Print

Theme picker