Vêm aí mais aumentos de preços  nos bens alimentares
Diário dos Açores

Vêm aí mais aumentos de preços nos bens alimentares

Previous Article Previous Article Governo anuncia proposta para criação de lar e centro de dia especializado para doentes Machado-Joseph
Next Article Tia Maria e a invasão à regional Tia Maria e a invasão à regional

Apenas os combustíveis poderão baixar na próxima semana

A escalada do custo de várias matérias-primas essenciais para a produção alimentar, como os cereais e outros derivados, somado ao aumento da tarifa de electricidade, vai provocar a subida de preços, já em Abril, de vários bens essenciais.
O pão poderá ser um destes bens, com o aumento de “alguns cêntimos”, devido ao custo da farinha, que já aumentou junto dos fornecedores.
As oleaginosas também vão aumentar de preço, com destaque para o óleo de girassol (muito utilizado em conservas), que já tem ruptura de stoks.
O presidente das conservas Ramirez, uma das maiores conserveiras, já se manifestou esta semana preocupado com os aumentos dos preços do óleo de girassol e do alumínio, matérias-primas importadas da Ucrânia e Rússia, e também com os custos energéticos.

 Carne e peixe
já são mais caros

“No caso do óleo de girassol, há um impacto enorme porque os principais produtores são a Rússia e a Ucrânia. Houve um aumento, se calhar, para o dobro dos preços, situação que para nós é muito complicada”, começou por dizer Manuel Ramirez, acrescentando que, “por outro lado, encontrámos no azeite uma alternativa, mas o azeite está muito especulado, portanto também é difícil ter uma solução, digamos, equilibrada.”
A carne, de vaca e de porco, já aumentou nos talhos açorianos, o peixe continua a subir de preço e os legumes e fruta também vão sofrer acertos nos próximos dias.
Dos produtos importados, o nosso jornal sabe que algumas empresas nos Açores já estão a sofrer com os aumentos de algumas matérias primas, como o papel, vestuário, fertilizantes e outros produtos essenciais para laboração.
Os aumentos mais significativos, segundo alguns empresários açorianos, têm-se verificado nos materiais para construção, obrigando as empresas de construção civil a rever preços.
O próprio Governo Regional já admitiu que poderá rever os preços das obras públicas, conforme alerta lançado pelas construtoras.

Inflação ajuda
à subida dos prelos

A inflação também ajudado à subida de muitos produtos e materiais, como explica Henrique Tomé, da empresa XBT, pois “o setor imobiliário, que tem sido um dos setores mais inflacionados dos últimos anos em Portugal, poderá também continuar a registar aumentos nos preços, uma vez que os preços de muitos materiais estão a subir. Por exemplo, o preço do alumínio já subiu 20% desde o início do ano”.
Nos Açores a inflação mantém tendência de subida, tendo registado no mês passado uma subida para 1,05%, sendo a inflação homóloga de 1,46%, enquanto que a nível nacional é de 4,19%.
As maiores variações médias positivas nos Açores verificaram-se nos “Transportes” (5,81%), “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (1,56%), “Bebidas alcoólicas e tabaco” (1,45%) e “Vestuário e calçado” com 1,44%.

Combustíveis poderão baixar
 ou manter

 A boa notícia é que o preço dos combustíveis poderá baixar ou  ficar igual nos Açores a partir de 1 de Abril.
Só no final do mês é que se poderá saber qual a média dos valores de referência dos combustíveis adquiridos, mas como vão sofrer uma forte queda no Continente, por intervenção do governo, tudo indica que o Governo dos Açores seguirá a mesma política, podendo intervir no ISP para baixar ou manter, conforme os tais valores de referência.
No Continente, António Costa prefere que a redução temporária do IVA aplicado aos combustíveis seja a medida mais prática por se traduzir diretamente no bolso dos portugueses.
O Governo aguarda pela resposta da Comissão Europeia ao pedido de Portugal de baixar o IVA de 23% para 13%.
Por cá, Vasco Cordeiro desafiou o Governo de José Manuel Bolieiro a baixar o ISP para os valores mínimos (ver notícia na página seguinte).

Share

Print
Ordem da notícia735

Theme picker