Presidente do Parlamento enaltece o papel dos agricultores no desenvolvimento  dos Açores
Diário dos Açores

Presidente do Parlamento enaltece o papel dos agricultores no desenvolvimento dos Açores

Previous Article Previous Article Direcção da Marcha dos Coriscos apresenta cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal
Next Article Edição de 26 de Março de 2022 Edição de 26 de Março de 2022

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu na ilha Graciosa, o papel dos agricultores no desenvolvimento dos Açores ao longo desde 45 anos de Autonomia regional.
“Foram capazes de inovar, de transformar a agricultura, de a modernizar e de a manter como um pilar fundamental da nossa economia”, reconheceu o Presidente Luís Garcia, no final de uma visita a uma exploração leiteira em Guadalupe, na Graciosa, onde acompanhou de perto todo o processo de ordenha.
“Mesmo em alturas de pandemia, tiveram de continuar a lavrar, a semear, a colher e a produzir alimentos para todos nós”, lembrou o Presidente da Assembleia, considerando que também eles “estiveram, à sua maneira, na primeira linha desse combate”.
Considerando que “a agricultura, como a nossa economia em geral, não vive dias fáceis”, primeiro por causa da pandemia e agora por causa da guerra, cujos impactos se começam a fazer sentir também na região, o Presidente da Assembleia quis também levar uma palavra de “solidariedade e de tranquilidade” aos agricultores.
“Penso que estará na altura de as autoridades regionais, nacionais e europeias começarem a definir um conjunto de medidas e apoios que atenuem, de alguma forma, o impacto que esta guerra começa a ter na nossa frágil economia, e sobretudo na agricultura”, sublinhou o Presidente Luís Garcia.
“A solidariedade não há-de faltar nesta altura”, garantiu o Presidente da Assembleia, acrescentando: “Todos juntos, mais uma vez junto com os nossos agricultores, havemos de ultrapassar estes obstáculos que estão nosso caminho, para que a agricultura continue pujante, a ajudar a desenvolver as nossas ilhas e os nossos Açores”.
Depois da exploração leiteira, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores visitou ainda a Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa e Fábrica das Queijadas da Graciosa, onde realçou também “a diversidade de produtos agrícolas graciosenses”, que se destacam pela qualidade do seu alho, meloa, vinhos, compotas, queijadas e mel.

Share

Print

Theme picker