“Comer Vegetariano Durante Uma Semana” nomeado  aos ‘Óscares da Culinária’
Diário dos Açores

“Comer Vegetariano Durante Uma Semana” nomeado aos ‘Óscares da Culinária’

Previous Article Previous Article Em Dia do Livro Português Mudar a Hora
Next Article Hora muda amanhã Hora muda amanhã

“Comer Vegetariano Durante Uma Semana — Desafio de Cozinha de Sentidos”, de Gualter Rainha, é finalista em duas categorias nos prestigiados Gourmand Awards 2021, conhecidos como os Óscares da culinária, que anualmente elegem os melhores livros de gastronomia do mundo.
O livro de Gualter Rainha está na “shortlist” de Melhor Livro de Culinária Escrito em Português e ainda concorre ao prémio de Melhor Livro Vegetariano. Os vencedores dos Goumand Awards 2021 serão anunciados no Umea Food Symposium, que ocorre de 2 a 5 de Junho na cidade de Umea, na Suécia.
“Comer Vegetariano Durante Uma Semana”, editado pela Letras Lavadas, pode ser considerado um passo introdutório à dieta 100% vegetal, desafiando os leitores a segui-la por sete dias. Com este livro, Gualter Rainha pretende expor o lado divertido e colorido associado à alimentação vegetariana, e com isso mostrar aos leitores que é bastante fácil prepará-la, e que esta é acessível a todo o tipo de bolsos no que respeita aos custos dos ingredientes. Durante o desafio, os leitores terão acesso a bases ligadas à dieta vegetariana, de acordo com as sugestões do autor, permitindo que posteriormente consigam fazer adaptações e seguir a dieta 100 % vegetal de forma autónoma.
O livro é composto por um total de 40 receitas: 7 de pequenos-almoços s, 7 de lanches, 14 para pratos principais, 2 receitas de substitutos vegetais aos derivados comuns, 6 bebidas sugestivas e 4 sobremesas. Encontrará, ainda, algumas sugestões e curiosidades que o autor tem presentes diariamente quando escolhe os produtos, algumas dicas na preparação das refeições e na hora das refeições. As receitas são simples e todas 100 % vegetais, além de económicas.
“Comer Vegetariano Durante Uma Semana” é a concretização em livro do projecto “Cozinha de Sentidos”, desenvolvido por Gualter Rainha desde 2017, que tem como objectivo que as pessoas aprendam a cozinhar vegetariano por ser saudável, e por ser igualmente essencial para a diminuição da pegada ecológica.
Gualter Rainha é natural de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel (Açores), mas reside actualmente na Povoação, na mesma ilha. Segue uma dieta 100% vegetal desde 2015, por motivos éticos e ecológicos, e sentiu curiosidade pelo mundo da culinária desde cedo, quando via a sua mãe a preparar as refeições para a família, tendo sempre o gosto de participar. A curiosidade tornou-se paixão em 2011, quando passou a cozinhar todas as suas refeições.
Gosta, sobretudo, de criar e reinventar pratos com ingredientes simples e acessíveis, sem grandes despesas, e produtos fáceis de encontrar em qualquer loja.
Actualmente, é funcionário público, dinamiza o blogue “Cozinha de Sentidos” e dedica-se à realização de workshops, showcookings de culinária vegetariana, entre outro tipo de eventos, além de realizar um programa de culinária, de nome “Cozinha em Casa”, no Açores Hoje, transmitido na RTP Açores.
Também realiza workshops em modo de consultoria para algumas empresas de catering e hotéis. Tem ainda o sonho de abrir um espaço de restauração com a oferta de opções 100% vegetais, com o conceito de cuidar cada prato de forma aprimorada e singular. Para mais informações, entre em contacto com a editora Letras Lavadas editora@letraslavadas.pt.

Share

Print

Theme picker