Dívida bruta dos Açores aumentou para 2,6 mil milhões de euros
Diário dos Açores

Dívida bruta dos Açores aumentou para 2,6 mil milhões de euros

Previous Article Previous Article PS propõe fundos do PRR para recuperar edifícios degradaos em Ponta Delgada
Next Article Avaliação bancária dos apartamentos baixou nos Açores em Fevereiro Avaliação bancária dos apartamentos baixou nos Açores em Fevereiro

A dívida bruta da Região Autónoma dos Açores aumentou no ano passado para 2.685,1 milhões de euros, quando em 2020 tinha sido 2.405,4 milhões de euros, revelou ontem o INE.
Houve uma redução do saldo de todos os subsetores da Administração Regional e Local.
No caso da Administração Regional dos Açores, este resultado integra o impacto da concessão da garantia do Governo Regional à empresa SATA, Air Açores, no montante de 120 milhões de euros, (132 milhões em 2020).
Deve-se sublinhar, no entanto, a natureza provisória dos resultados relativos à Administração Local, atendendo a atrasos de reporte de vários municípios, associados a dificuldades na implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) em particular no contexto da pandemia COVID-19.
É importante referir que, no apuramento da capacidade / necessidade de financiamento da Administração Regional e Local, se incluem, nas receitas, as transferências recebidas da Administração Central.
Estas transferências estão registadas como despesa na conta da Administração Central, sendo objeto de consolidação na Conta das Administrações Públicas.
Relativamente à dívida bruta, de acordo com a legislação europeia sobre esta matéria, importa ter presente os seguintes esclarecimentos: i) é excluída a dívida comercial; ii) é excluída a dívida das empresas públicas que não integram o setor das Administrações Públicas; iii) a dívida dos municípios e freguesias localizados nos territórios das regiões autónomas é registada no subsetor da Administração Local.

Share

Print
Ordem da notícia752

Theme picker