Câmara da Lagoa distingue sensei António Moniz com voto de louvor
Diário dos Açores

Câmara da Lagoa distingue sensei António Moniz com voto de louvor

Previous Article Previous Article O rótulo de um bom Porto, que se diz com uns “dez anos”, contados de modo torto, está prenhe de vis enganos
Next Article Minuto do Património Minuto do Património

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, entregou um voto de louvor ao sensei António José Moniz, treinador do Centro de Karate de Lagoa (CKL). Na mesma cerimónia, que decorreu no Pavilhão da Escola Secundária de Lagoa, os atletas do CKL, Maria João Oliveira Sousa e Francisco Sousa Oliveira, receberam os cinturões negros pelas mãos da edilidade.
Na ocasião, Cristina Calisto referiu que o voto de louvor se traduz “no reconhecimento por todo o trabalho realizado pelo treinador António Moniz, quer a nível desportivo, quer a nível social, englobando-se na premissa do Centro de Karate de Lagoa como um clube inclusivo que procura a causa social e recebe todos por igual, sem discriminação”.
A Presidente destacou “a importância do feito alcançado pelos jovens atletas lagoenses, Maria João Sousa e Francisco Oliveira, que ao envergarem os cinturões negros, representam o mais alto nível da formação do Centro Karate de Lagoa, fruto do seu empenho e também da dedicação do seu treinador”.
O voto de louvor ao treinador do CKL foi aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária de câmara, no passado dia 17 de Março.   António José Gaspar Moniz, nascido a 11 de Junho de 1962, é treinador do Centro de Karaté de Lagoa desde a sua fundação. Certificado com curso de treinador no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) desde 2002, atingiu a marca de 20 anos de treinador, ininterruptamente, na modalidade de karaté.
O sensei começou o seu percurso, enquanto atleta, no Dojo Micaelense, aos 27 anos de idade. Após muitos anos de prática, iniciou a sua carreira de treinador num núcleo do Dojo Micaelense na Lagoa. Com a fundação do CKL, dedicou-se inteiramente à formação de jovens lagoenses, alcançando títulos em campeonatos regionais e nacionais.
António Moniz desempenhou funções de treinador no departamento de selecções regionais da ilha de São Miguel. Foi, também, um dos pioneiros do projecto “Escolinhas do Desporto”, levando a modalidade do karaté a quase todas as escolas da Lagoa. Foi, ainda, responsável por formar o primeiro «Atleta de Alto Rendimento dos Açores», o primeiro a cumprir os requisitos para integrar o programa de «Jovem Talento Regional», bem como o primeiro açoriano a integrar os treinos de selecção nacional de karaté.

 

Share

Print

Theme picker