Diário dos Açores

Nordeste passa a ter máquina de recolha de embalagens de bebidas com recompensa monetária

Previous Article A saga dos bons e dos maus
Next Article Escolas dos Açores vão receber mais de três mil novos computadores e mil “tablets” Escolas dos Açores vão receber mais de três mil novos computadores e mil “tablets”

Os consumidores nordestenses já podem ser recompensados monetariamente pela reciclagem das embalagens de plástico, metal e vidro.
Encontra-se a funcionar desde ontem, a máquina de recolha de embalagens não reutilizáveis de bebidas, localizada na paragem de autocarros, sita no Largo do Jogo da Choca, na Vila do Nordeste.
Para ser recompensado com a reciclagem de embalagens, o consumidor deve começar por dirigir-se a uma loja RIAC onde deverá solicitar um cartão electrónico. Depois, basta deslocar-se à máquina de recolha, passar o cartão no leitor e depositar as embalagens de bebidas de plástico metal e vidro, como embalagens de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, com capacidade máxima até 2,5 litros.
A partir daí começa a acumular cinco cêntimos por cada embalagem depositada, sendo que a partir do momento que atingir o saldo mínimo de três euros no cartão poderá levantar esse dinheiro numa loja RIAC, ou o mesmo poderá ser transferido directamente para a conta do utilizador. Este projecto piloto é promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas em parceria com a Câmara Municipal de Nordeste e é co-financiado no âmbito dos EEA Grants.
O fundo EEA Grants é um mecanismo financeiro do espaço económico europeu, através do qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein apoiam estados-membros com maiores desvios da média europeia do Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

 

Share

Print

Theme picker