IL quer ter acesso a informações sobre situação na SATA
Diário dos Açores

IL quer ter acesso a informações sobre situação na SATA

Previous Article Publicada lista de colocações do concurso externo pessoal docente
Next Article Presidente do Hospital de Angra nega ter favorecido nomeação da mulher Presidente do Hospital de Angra nega ter favorecido nomeação da mulher

O líder e deputado da IL/Açores, Nuno Barata, requereu o acesso a informação diversa relacionada com o Grupo SATA, face à sua “particular situação” económica e financeira e à importância na coesão territorial da região.
Nuno Barata quer “informação detalhada sobre trabalhadores, os acordos, as indemnizações, a aquisição de bens e serviços (incluindo ACMI e voos charter)”, bem como sobre a operação do avião cargueiro anunciado recentemente e os devedores às empresas do Grupo SATA.
O parlamentar refere a necessidade de, “politicamente, existir informação necessária e suficiente para efeitos de assunção de decisões que impactem positivamente na salvaguarda do futuro das empresas do Grupo”, sobretudo da SATA Air Açores, que é considerada um “activo essencial à garantia da coesão territorial, social e económica dos Açores”.
Nuno Barata requer “informação sobre o actual número de trabalhadores no ativo e média salarial, discriminada por empresa”, bem como sobre o “número de acordos de pré-reforma desde 2020, subscritos nas empresas do Grupo SATA, categoria e montante global das prestações acordadas, discriminado por empresa”.
O deputado quer também informação relativa a cada empresa quanto ao número de admissões e contratações, as suas funções, as categorias e os locais de trabalho, e respectivas autorizações da tutela, conforme está previsto anualmente no decreto regulamentar regional relativo à execução do Orçamento Regional.
Face ao anúncio recente relativo à SATA Air Açores, a IL requer ainda “informação detalhada quanto aos estudos de viabilidade que sustentam a decisão de entrada em funcionamento de um avião cargueiro, explicitando se já se encontrava previsto no orçamento da empresa para o ano em curso ou se serão custos acrescidos face ao orçamentado”.
Nuno Barata pede a lista dos actuais 25 maiores devedores do grupo em cada empresa, com indicação da natureza da dívida e da maturidade.

Share

Print

Theme picker