Diário dos Açores

Sugerida alteração do feriado de Ponta Delgada para 2 de Abril

Previous Article As Festas regressaram!
Next Article “Surpreende-me um turista com enorme  capacidade de compra não pagar bilhete” “Surpreende-me um turista com enorme capacidade de compra não pagar bilhete”

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada sugeriu que o feriado municipal, que se assinalou Segunda-feira, por ocasião das festas do Santo Cristo, seja alterado para 2 de Abril, dia da cidade.
“Alterar, mas manter a Segunda-feira do Senhor Santo Cristo como dia festivo, na salvaguarda e no respeito pelo alcance desta tradição secular, pelo significado profundo e pela máxima adesão da população de toda a ilha, que converge para Ponta Delgada”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, citado numa nota divulgada pela autarquia de São Miguel.
Na cerimónia comemorativa do feriado municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada lançou uma reflexão sobre a alteração da data do feriado.

Ponta Delgada merece

“Ponta Delgada merece ter o seu feriado na data em que comemora o seu Dia e celebra a sua História”, sustentou Pedro Nascimento Cabral (PSD).
O autarca, citado numa nota da Câmara, lembrou que “ao contrário dos restantes municípios, Ponta Delgada não tem o feriado ou a tolerância que merece ser associada a uma data de grande relevância e simbolismo para o seu povo e para o desenvolvimento da cidade e do concelho, há já 476 anos”.
Pedro Nascimento Cabral expressou ainda a sua “alegria e emoção” por se assinalar o feriado municipal após dois anos de necessário interregno, provocado pela pandemia de Covid-19 e congratulou-se com o regresso das celebrações das Festas do Santo Cristo, “que tem o seu centro na cidade de Ponta Delgada”.

Várias iniciativas

A Câmara de Ponta Delgada assinalou o seu feriado municipal com várias iniciativas, tendo como ponto alto o lançamento de um livro de ilustrações dos Urban Sketchers relacionadas com o Santo Cristo. “Esta publicação descreve o respeito que temos pela nossa história e a nossa capacidade em preservar as tradições – as que nos distinguem e nos identificam” – mas que, igualmente, se apresenta como aberto contributo às manifestações contemporâneas que reforçam a diversidade da nossa identidade cultural presente a meio do Atlântico Norte”, sublinhou o autarca.
As festas do Santo Cristo, que têm por referência a imagem do “Ecce Homo”, decorrem até amanhã na cidade de Ponta Delgada.

Share

Print

Theme picker