Diário dos Açores

Câmara Municipal de Lagoa apresenta programa Geração + Lagoa

Previous Article A senha no Corvo
Next Article As Festas regressaram!

A Câmara Municipal de Lagoa implementou o Programa Geração + Lagoa que tem como principal propósito apoiar todos os jovens do concelho.  
Nesse âmbito, este programa pretende que os jovens lagoenses realizem um processo de autonomização e transição para a vida activa e alcancem a consequente integração social e profissional, contribuindo, dessa feita, para o desenvolvimento do concelho de Lagoa. 
Um dos seus principais objectivos passa por orientar e capacitar os jovens da Lagoa, através de vários eixos de intervenção, nomeadamente orientação profissional; apoio à qualificação profissional e apoio à empregabilidade e com o domínio das ferramentas de empregabilidade possam, assim, integrar o mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade e consequentemente, contribuir para um processo de inclusão social activo.  O Programa Geração + Lagoa destina-se aos jovens residentes na Lagoa, com idades entre os 15 e os 30 anos, e irá abranger as cinco freguesias do concelho, tendo como parceiras algumas empresas, entidades públicas e instituições/associações particulares sem fins lucrativos. 
As acções deste Programa enquadram-se no Orçamento Anual da edilidade, pese embora, podem, ainda, ser alvo de financiamento externo e de co-financiamento comunitário, sendo que, o mesmo apresenta uma estratégia de execução nos próximos 5 anos, com medidas e sub-medidas apresentadas anualmente. Neste âmbito, será alvo de avaliação anual e contará com a supervisão Técnica Especifica, em que serão avaliados os respectivos indicadores de realização e de resultado de cada medida que integre. Mediante esta acção, o executivo da Câmara Municipal aposta, assim, no seu capital humano, através da capacitação e apoio aos jovens lagoenses, sob o desígnio da promoção da qualificação, da empregabilidade e da sua fixação no concelho. A primeira acção, no âmbito deste programa, passou pela assinatura de um contrato programa com a Associação de Promoção de Públicos Jovens – APPJ, que decorreu no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, ontem, Terça-feira, dia 24 de Maio.  
Esta Associação, através do projecto “On Going”, apresenta um conjunto de objectivos, alinhados com a estratégia definida pela edilidade, relativamente à promoção do público jovem e da sua futura qualificação e empregabilidade, mediante o despiste e orientação vocacional laboral.  Faz, igualmente, a operacionalização da conexão entre as empresas/instituições e os beneficiários jovens, residentes na Lagoa, dos 18 aos 29 anos, que não estudem, não trabalhem, nem frequentem uma formação e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.  
Este apoio financeiro, no total, poderá atingir os 15.000,00€, sendo que, o projecto prevê alcançar 50 jovens, tendo cada um acesso a dois meses de experiência em contexto real de trabalho e a uma bolsa. O Programa Geração + Lagoa contará, ainda, este ano, com a disponibilização de uma plataforma online, onde todos os jovens desempregados do concelho, nomeadamente os que vão terminar medidas de emprego no município, se possa inscrever para se disponibilizarem para formação e emprego. Por outro lado, as empresas e empregadores também podem registar as suas ofertas de emprego e as entidades formadoras as suas ofertas de formação. Esta Plataforma, que terá a designação de Geração+On, foi financiada através da Iniciativa Descentralizada da Fundação La Caixa/ Banco BPI.
 

Share

Print

Theme picker