Turismo em Abril com menos 15 mil dormidas do que em 2019
Diário dos Açores

Turismo em Abril com menos 15 mil dormidas do que em 2019

Previous Article Previous Article Mota Amaral apoia Moreira da Silva para líder do PSD
Next Article Açores é o terceiro destino preferido dos portugueses para este Verão Açores é o terceiro destino preferido dos portugueses para este Verão

Segundo o Indicador de Turismo-Açores, da responsabilidade do SREA, as dormidas na Hotelaria Tradicional, no Turismo no Espaço Rural e no Alojamento Local durante o mês de Abril de 2022 terão sido cerca de 232 mil.
São menos 15 mil dormidas do que as registadas em Abril de 2019, antes da pandemia, o que significa que a retoma está a ser efectuada de mês para mês.
Com este indicador, confirmam-se cada vez mais as previsões dos especialistas, segundo as quais os Açores vão ter este ano um ano turístico com valores iguais ou superiores a antes da pandemias, sobretudo no Verão.
A procura tem sido muito boa, segundo os operadores, a julgar pelas reservas, havendo alojamentos que já se encontram lotados nos meses de Verão.
O Indicador de Turismo, do SREA, tem por objectivo a estimação antecipada do andamento económico do sector do turismo.
O número total de dormidas em alojamentos turísticos nos Açores é estimado e divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque das Estatísticas do Turismo.
O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico considerados. A estimativa das dormidas na Hotelaria Tradicional (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos e pousadas) recorre a uma aplicação que atende a outros factores como passageiros aéreos desembarcados em voos internacionais e territoriais, soma de levantamentos em Caixas Automáticos e pagamentos em Terminais de Pagamento Automático nacionais e internacionais.

Compras em TPA aumentam 29%

As compras, em Abril, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 120,3 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 29,0%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 45,8 milhões de euros, verificando-se um aumento homólogo de 7,5%.

Levantamentos também sobem

Com efeito, as compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em Abril de 2022, nos Açores, o montante de 120,3 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 29,0%. Destes, cerca de 108,7 milhões de euros são de compras efectuadas com cartões de bancos nacionais (um acréscimo homólogo de 21,0%) e cerca de 11,6 milhões de euros dizem respeito a compras efectuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 236,3%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,2 milhões de euros, representando um acréscimo homólogo de 5,5%.
Os levantamentos em CA atingiram no mesmo mês, nos Açores, o montante de 45,8 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 7,5%. Destes, cerca de 43,9 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,0% e perto de 2,0 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 54,3%.
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 8,4 milhões de euros, apresentando um acréscimo homólogo de 5,1%.
O volume de compras e levantamentos nacionais representou 93,2% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.

 

Share

Print

Theme picker