Reitor do Santuário encerra hoje as Festas do Senhor Santo Cristo
Diário dos Açores

Reitor do Santuário encerra hoje as Festas do Senhor Santo Cristo

Previous Article Previous Article Programa MOOV passa a apoiar estágios integrados
Next Article Provas de aferição passam para o computador e acaba o papel Provas de aferição passam para o computador e acaba o papel

 O Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges, preside hoje, às 18 horas, à Solene Concelebração do encerramento das Festas do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.
Como é tradicional, esta Quinta-feira é o último dia das festas, que este ano regressaram à rua, havendo tolerância de ponto para a administração pública e para funcionários do município. Este ano as festas foram presididas pelo Cardeal Tolentino Mendonça, que falou da paz como “tarefa” confiada a cada um, convidando os presentes a tirar “lições profundas” da pandemia, para relançar a vida com “resiliência e audácia profética”.
“Mais do que escapismo precisamos de resiliência e de audácia profética para relançar a vida comum a partir de alicerces justos, a partir da ideia de fraternidade, construindo um mundo onde o homem não seja lobo dos outros homens”, disse o cardeal.
“Estamos ansiosos para voltar a normalidade, mas só ilusoriamente podemos fazer a nova normalidade coincidir com um regresso exacto à vida que tínhamos anteriormente, porque não seria normal que tudo fosse exactamente como dantes” referiu.
“Como é que a crise se pode tornar uma oportunidade para redescobrir coisas e valores de que precisamos?”, questionou.
“Tu podes ainda ir mais longe”, disse o cardeal, numa reflexão a partir da imagem do ‘Ecce Homo’ – que mostra Cristo com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.

Share

Print
Ordem da notícia847

Theme picker