Feira Agrícola dos Açores será em Junho no Parque de Exposições de Santana
Diário dos Açores

Feira Agrícola dos Açores será em Junho no Parque de Exposições de Santana

Previous Article Previous Article Açores considerados como um dos melhores lugares para passar a reforma
Next Article Culto Popular do Espírito Santo

A Feira Agrícola Açores 2022 vai decorrer de 17 a 19 de junho no Parque de Exposições de Santana, Ribeira Grande, e é dedicado a todo o sector da agricultura, revelou em conferência de imprensa o Secretário da Agricultura, acompanhado pelo Presidente da Federação Agrícola, Jorge Rita.
Nos últimos 5 anos, depois da última Feira Agrícola em São Miguel, em 2017, “assistimos a uma projecção da agricultura no panorama regional, nacional e mundial, facto que os acontecimentos recentes acentuaram ainda mais trazendo para a ribalta a importância da agricultura como factor de manutenção e potenciação do nosso crescimento, mas mais ainda como aquele que pode assegurar a nossa sustentabilidade agroalimentar”.
Pretende-se que seja um encontro entre os profissionais agrícolas e toda a sociedade, “um momento de partilha, troca de conhecimentos e experiências que procura destacar a importância e o peso da agricultura no desenvolvimento económico da Região”.
 No dia 17 junho (Sexta-feira) a sessão oficial de abertura será às 11 horas, para três dias plenos de actividade e interesse que se estendem até ao fim do dia 19 Junho (Domingo).
O vasto programa contempla as diversas vertentes da agricultura, da produção vegetal à produção animal, sob a forma de mostras, workshops, demonstrações, concursos, desfiles, etc. Está ainda garantida a animação para toda a família com espaços dedicados às crianças e momentos musicais, dos mais tradicionais aos mais actuais.
Porque este é um sector chave da Região, destaca-se o Pavilhão Agricultura do Futuro, por onde passarão diversos oradores com as temáticas mais relevantes do momento e o 39.º Concurso Nacional da raça Holstein Frísia.
Segundo o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, “o Governo Regional dos Açores tem o privilégio e a honra de apoiar este evento que é dos agricultores e a quem muito devemos historicamente, no presente e para o futuro pois a eles devemos a nossa economia e, por conseguinte, a nossa Autonomia”.
Na sessão o Secretário destacou ainda “o efeito multiplicativo deste sector sobre as restantes actividades” e a confiança de que este evento seja um marco no relançamento da recuperação da economia dos Açores pois a agricultura permite criar postos de trabalho, fixar populações, combater o despovoamento, o envelhecimento e inverter o problema demográfico com que nos debatemos.

Share

Print

Theme picker