Coligação avança com comissão de inquérito aos avales concedidos a privados
Diário dos Açores

Coligação avança com comissão de inquérito aos avales concedidos a privados

Previous Article Adjudicado projecto de arquitectura de habitação em Rabo de Peixe
Next Article Menos cerca de 3 mil beneficiários do RSI num ano Menos cerca de 3 mil beneficiários do RSI num ano

Os grupos parlamentares do PSD, CDS-PP e PPM na Assembleia Legislativa dos Açores vão avançar com uma comissão de inquérito à concessão de avales a privados pela Região e empresas públicas regionais.
“O parecer do Tribunal de Contas à Conta da Região de 2020 indica - e cito - que ‘foi omitida informação relativa a seis avales prestados em anos anteriores pela empresa pública regional Ilhas de Valor’. Um desses avales, cuja existência foi omitida por anteriores governos, remonta a 2010”, justificou João Bruto da Costa, líder parlamentar regional do PSD, em conferência de imprensa realizada na ilha de São Jorge.
Bruto da Costa frisou que “as justificações dadas sobre o caso por Vasco Cordeiro [deputado do PS no Parlamento regional e Presidente do Governo dos Açores entre 2012 e 2020], um dos responsáveis por esse aval de 2010, só adensaram ainda mais as dúvidas sobre a matéria”.
“Não é aceitável que informações relevantes em matéria de contas públicas tenham sido ocultadas durante uma década”, criticou.
O parlamentar destacou ainda que, “segundo o Tribunal de Contas, uma empresa pública regional concedeu um aval de cinco milhões de euros a um privado, uma situação aparentemente excecional, pois o critério não terá sido idêntico para as demais empresas açorianas que pretendiam aceder a fundos da União Europeia”.
Considerando que a situação “tem de ser cabalmente esclarecida”, os grupos parlamentares regionais dos partidos que suportam a coligação do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “vão avançar com a criação de uma comissão de inquérito à concessão de avales a privados pela Região e empresas públicas regionais”.
“Para além do apuramento de responsabilidades políticas, pretende-se igualmente evitar, no futuro, situações idênticas, garantindo que não serão criados novos encargos para os contribuintes açorianos”, esclareceu o deputado.
A questão sobre os avales a privados surgiu durante o plenário de maio da Assembleia Legislativa Regional, quando o Secretário regional das Finanças dos Açores alertou para os encargos financeiros futuros da Região superiores a 3.600 milhões de euros.
“A soma das responsabilidades financeiras futuras totaliza quase 3.600 milhões de euros. São números brutais, mas que devem ser conhecidos e reconhecidos de todos”, afirmou Duarte Freitas, durante o debate sobre as finanças da região.
O deputado do PS e líder do PS/Açores garantiu que a dívida dos Açores no fim de 2020 era de 2.400 milhões de euros.

Share

Print
Ordem da notícia858

Theme picker