Recluso abriu buraco na cela para fugir da cadeia de P. Delgada
Diário dos Açores

Recluso abriu buraco na cela para fugir da cadeia de P. Delgada

Previous Article Previous Article PSP vai estar na rua para operação “Cinto-me vivo”
Next Article Começa hoje o Verão, com temperaturas a subir Começa hoje o Verão, com temperaturas a subir

Um recluso tentou fugir da cadeia de Ponta Delgada, abrindo um buraco na cela em direcção à rua principal do estabelecimento prisional.
Os guardas descobriram a tentativa de fuga anteontem, durante uma ronda, confirmando que o buraco já tinha uma grande dimensão, uma vez que as paredes são antigas, feitas de barro.
O recluso pretendia descer pelo buraco utilizando uma corda feita com os lençóis da cela.
Este episódio vem chamar a atenção para as condições deploráveis em que se encontra a cadeia de Ponta Delgada, há vários anos a necessitar de substituição, e cujo processo de construção do novo estabelecimento prisional encontra-se lento e num processo polémico, ainda, de remoção de bagacina.
O secretário de Estado Adjunto e da Justiça disse na semana passada ser necessário “trabalhar rapidamente para resolver o problema” do novo Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, depois de o Tribunal ter determinado a abertura de um novo concurso.
Falando aos jornalistas após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência, em Ponta Delgada, Jorge Alves Costa avançou que o ministério da Justiça está “a analisar os impactos” que a decisão do Tribunal vai ter na construção de uma nova prisão em São Miguel.
Segundo disse, o Governo da República está “firmemente empenhado em rapidamente encontrar a melhor solução para resolver o problema”.
“Há todo o empenho e esforço no sentido de avaliar adequadamente a decisão do Tribunal. Somos um Estado de Direito. Respeitamos e cumprimos integralmente as decisões dos tribunais. É isso que está a ser feito com uma linha muito clara: temos de trabalhar rapidamente para resolver o problema do novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada”, declarou.
O Tribunal Central Administrativo do Sul determinou que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) terá de aprovar novo concurso para o projeto do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.

Share

Print
Ordem da notícia943

Theme picker