Governo dos Açores nomeia nova Estrutura de Missão para o Espaço
Diário dos Açores

Governo dos Açores nomeia nova Estrutura de Missão para o Espaço

Previous Article Previous Article Ex-astronauta da NASA aposta nos Açores
Next Article ‘Borealis’ faz hoje escala de dois dias em Ponta Delgada ‘Borealis’ faz hoje escala de dois dias em Ponta Delgada

O Presidente do Governo Regional dos Açores nomeou ontem uma nova equipa para a Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), composta pelos engenheiros Paulo Quental , como coordenador (na foto), e Duarte Cota e Luísa Moniz como vogais.
O novo coordenador, nomeado por despacho em Jornal Oficial, é mestre em Engenharia Mecânica e leccionou no Instituto Superior Técnico nos cursos de Engenharia Mecânica e Aeroespacial.
Natural dos Açores, Paulo Quental, de 31 anos, ingressou na Agência Espacial Portuguesa em 2021, “acompanhando processos de licenciamento de actividades e de financiamento e definição estratégica em projectos de acesso ao espaço, como lançadores, sistemas de propulsão e plataformas estratosféricas”.
Licenciado em Engenharia Informática, Duarte Cota é docente convidado da Escola Superior de Tecnologias da Universidade dos Açores e da Universidade Aberta.
O novo vogal da EMA-Espaço é consultor técnico e científico da delegação portuguesa do Gabinete Europeu de Recursos de Educação Espacial (ESERO) da Agência Espacial Europeia (ESA) para diversos projectos educativos no sector aeroespacial e membro do Conselho de Avaliação Técnica do Concurso Europeu de Foguetões (EuRoC), iniciativa da Agência Espacial Portuguesa (PT Space).
Luísa Moniz, também nomeada como vogal, é licenciada em Engenharia Geográfica e foi vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, directora de Serviço de Cartografia e Informação Geográfica e professora convidada da Universidade dos Açores.
É técnica superior do quadro regional de ilha de São Miguel, afecta à Direção Regional das Obras Públicas, da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
O Executivo açoriano, que tomou posse em Novembro de 2020, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tinha reconduzido em Janeiro a actual equipa, que exercia funções desde 2017. A estrutura era coordenada pelo engenheiro de Electrónica e Telecomunicações Luís Santos e tinha como vogais a engenheira e gestora industrial Sara Pavão e o biólogo marinho Luís Macedo.
Segundo o despacho publicado ontem em Jornal Oficial, com efeitos em 1 de Julho, a EMA-Espaço “tem como objectivo gerir, administrar e coordenar todas as infraestruturas e actividades técnico-científicas, directa ou indirectamente relacionadas com o Espaço e sector aeroespacial, a desenvolver na Região Autónoma dos Açores, bem como assegurar a implementação e monitorização da Estratégia Regional para o Espaço”.
Em 13 de Junho, foi publicada em Jornal Oficial uma resolução do Conselho de Governo, que determinava a manutenção do mandato da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço até à criação da Entidade Espacial Regional.
“Revela-se necessário reformular o conceito da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço”, justificou, na altura, o Executivo açoriano, lembrando que a estrutura, criada em 2017, tinha sido prorrogada em Janeiro e Dezembro de 2021.
De acordo com esta resolução, “o coordenador, pelo exercício das suas funções, tem um estatuto remuneratório equiparado ao cargo de direcção superior de 2.º grau da Administração Pública, com direito às respectivas despesas de representação”. Já “o estatuto remuneratório dos vogais, pelo exercício das suas funções, é equiparado ao aplicável ao cargo de direção intermédia de 1.º grau da Administração Pública, com direito às respetivas despesas de representação”.

Share

Print
Ordem da notícia997

Theme picker