Empresários de Santa Maria reclamam mais voos da SATA para aquela ilha
Diário dos Açores

Empresários de Santa Maria reclamam mais voos da SATA para aquela ilha

Previous Article Previous Article Alonso Miguel atribui 31 prémios de Excelência no âmbito do Programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”
Next Article Governo dos Açores aumenta o apoio para a mobilidade dos jovens inter-ilhas Governo dos Açores aumenta o apoio para a mobilidade dos jovens inter-ilhas

A Associação Comercial e Industrial de Santa Maria (ACIISMA) considera “preocupante” a falta de lugares disponíveis nos voos da SATA Air Açores que servem a ilha este verão, apesar do anúncio de mais ligações.
Na sequência de um encontro com o Grupo Parlamentar do PSD Açores, no âmbito das jornadas parlamentares na ilha de Santa Maria, a ACIISMA refere que “apesar de ter sido anunciado o incremento de mais voos, num total de quatro escalas diárias, efetivamente ainda só três estão a acontecer”, sendo que “chegar ou sair de Santa Maria faz-se com enorme dificuldade”.
“A ACIISMA já havia feito chegar esta preocupação à tutela, na pessoa da secretária regional dos Transportes, alertando para o fato de Santa Maria estar a ter muita procura nesta época, também por via da excelente medida da Tarifa Açores”, afirma a associação, em comunicado.
Para os empresários de Santa Maria, a solução “passará pelo aumento de lugares nos voos SATA Air Açores (companhia aérea açoriana) de forma atempada, devendo estes ser disponibilizados em voos programados e anunciados, desde que são conhecidos os horários de verão e não em voos extraordinários”.
“Quem nos quer visitar não pode programar a sua viagem ficando em lista de espera durante meses, na expectativa de que a regra da procura/oferta justifique voos extraordinários, muitas vezes a poucos dias da viagem”, frisa a ACIISMA.
A associação sugeriu ainda a contratação de mais aeronaves em regime ACMI (aluguer de aviões e tripulações), “à semelhança do que já aconteceu com a Azores Airlines, para satisfazer semelhante lacuna”.
A associação considera também que a extinção da linha Amarela de transporte marítimo de passageiros “penaliza em muito a ilha de Santa Maria, sendo as ilhas do grupo oriental as únicas a não terem este tipo de transporte nos Açores”.
“Dados de 2019 revelam que a linha amarela de transporte marítimo de passageiros, a operar entre São Miguel e Santa Maria e nos meses compreendidos entre maio e setembro, transportou cerca de 10.500 passageiros”, refere-se.
Segundo a associação comercial, “numa ilha com 5.400 habitantes e com um pequeno tecido empresarial, esta afluência de visitantes é um balão de oxigénio para a manutenção e dinamização do comércio local, daí a sua extinção penalizar em muito a ilha de Santa Maria”.
De acordo com a ACIISMA, e “tendo a noção de o anterior modelo de transporte marítimo de passageiros não ser o financeiramente mais sustentável”, reforça-se “a necessidade de que sejam desenvolvidos estudos para que se encontre um novo modelo de transporte”.
Santa Maria, diz a associação, “não poderá ser mais uma vez penalizada sem a retoma desta linha para o verão de 2023, ainda que num modelo eficaz e rentabilizado”.

Share

Print

Theme picker