Exposição “O Divino em Objetiva 19” inaugurada a 7 de Julho no lado Norte da Matriz
Diário dos Açores

Exposição “O Divino em Objetiva 19” inaugurada a 7 de Julho no lado Norte da Matriz

Previous Article Previous Article ANACOM alerta que apenas 25 freguesias dos Açores e Madeira já possuem 5G
Next Article A Universidade dos Açores tem uma Reitora magnífica

A exposição de fotografia “Divino em Objetiva 19”, da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), integrada nas XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, será inaugurada às 18h30 do próximo dia 7, no lado norte da Igreja Matriz.
A mostra, que ficará patente até 15 de Julho, é composta por 30 fotografias, da autoria de José Maria Sousa, Gabriela Pontes, José Vaz, Pedro Rosa e Paulo Melo, registadas durante as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, em 2019.
Para o Presidente Pedro do Nascimento Cabral, “a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem a enorme honra de organizar as XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada”.
“O Divino Espírito Santo está presente na alma de cada açoriano onde quer que este se encontre, seja nas nossas ilhas, no país ou em qualquer parte do mundo. É uma referência identitária de todos aqueles que sentem no coração os Açores e que se motivam para a Vida na renovação da Fé que mantêm na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade” - escreve o autarca na mensagem que faz parte do catálogo da mostra, que agora regressa após dois anos em que a pandemia condicionou a realização das Grandes Festas e, consequentemente, da exposição em apreço.
Pedro Nascimento Cabral adianta que, este ano, “voltamos a assumir o compromisso de realizar estas Festas na sua plenitude e de atribuir-lhes um enorme significado na sua dimensão religiosa e cultural, sem deixar de constatar a sua perspectiva turística que se acentua na deslocação de imensos visitantes a Ponta Delgada”.
“Em boa hora a AFAA tem feito o registo da multiplicidade de perspectivas das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Ao registar, divulgar e perpetuar, esta mostra também promove a fotografia e valoriza os nossos fotógrafos amadores” - sublinhou.
Neste sentido, felicitou, em seu nome pessoal e em nome do Município, a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, na pessoa da sua Presidente, Gabriela Pontes, por mais esta organização.
Aos autores, e a todos os participantes, manifestou a sua gratidão “por colocarem a sua criatividade e técnica ao serviço da nossa Cultura”.
“O povo é o verdadeiro protagonista das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. E é a ele que a Câmara Municipal dedica esta exposição” - concluiu.
Entretanto, no mesmo catálogo, Gabriela Pontes, Presidente da AFAA, “o culto ao Divino Espírito Santo, tão carismático da “Açorianidade” e tão enraizado na nossa cultura, é o maior legado cultural da religiosidade popular, assente na Fé”.
“Uma Fé que é transversal a toda a sociedade. Uma Fé que une. Uma Fé em que a palavra de ordem é “Partilha”. Uma Fé que não exclui. Uma Fé que conforta” – refere, adiantando que “é esta Fé, esta Devoção e esta Partilha que a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores se propõe registar, ano após ano, divulgando e perpetuando as nossas tradições e a nossa memória colectiva”.

 

Share

Print

Theme picker