GLEX Summit anuncia nos Açores o primeiro astronauta português
Diário dos Açores

GLEX Summit anuncia nos Açores o primeiro astronauta português

Previous Article Previous Article ANA acusa SATA de desrespeitar os horários no aeroporto de P. Delgada e reclama dívida de 11 milhões de euros
Next Article É o Bloco o motor de arranque do Governo?!

O anúncio do primeiro astronauta português, pela Blue Origin, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos, foi a grande surpresa do terceiro e último dia da GLEX Summit.
“Este anúncio exclusivo confirma a importância da GLEX Summit como agregadora da indústria espacial. É uma enorme honra que a empresa de Jeff Bezos, Blue Origin, tenha permitido dar esta notícia, em primeira mão, nos Açores. Um dia depois de também a NASA ter escolhido a GLEX Summit para anunciar que vai aterrar no planeta Vénus, em Junho de 2031. Não podíamos estar mais orgulhosos”, sublinha Manuel Vaz, fundador da Expanding World e coorganizador da GLEX Summit.
O primeiro astronauta português, cuja identidade ainda não pode ser revelada, vai integrar a próxima missão da Blue Origin, embarcando a bordo da nave espacial New Shepard, desenvolvida pela empresa aeroespacial de Jeff Bezos, fundada com o objetivo de tornar as viagens espaciais mais frequentes e mais acessíveis, por meio de sistemas de lançamento reutilizáveis.
O astronauta português fará parte da tripulação da sexta missão espacial da New Shepard.
Uma nave espacial que recebeu o nome do astronauta Alan Shepard, da missão Mercury, como homenagem ao seu legado como o primeiro americano a chegar ao espaço, em 5 de Maio de 1961.
A estrutura da nave espacial New Shepard assenta num foguete e numa cápsula, ambos reutilizáveis.
Cada voo especial tem uma duração média de cerca de 11 minutos, levando os astronautas acima da linha de Kármán, a 100 km de altitude, que é considerada a fronteira do espaço pelas autoridades internacionais.
A partir do momento em que alcançam a microgravidade, os astronautas ficam “sem peso”, no espaço suborbital, durante cerca de três minutos.
O plano de voo prevê que o foguete pouse verticalmente instantes depois do lançamento.
Já a cápsula da tripulação está programada para descer com recurso a paraquedas, chegando à Terra escassos minutos depois do propulsor.
Em função das missões anteriores, é suposto que o primeiro astronauta português receba, pelo menos, cerca de 14 horas de treino e formação.
O anúncio do primeiro astronauta português foi feito na GLEX Summit, a maior cimeira de exploradores do mundo, uma iniciativa do The Explorers Club de Nova Iorque e da portuguesa Expanding World, com o apoio do Governo dos Açores e Turismo de Portugal.
Na edição deste ano, que teve como palco os Açores, participaram mais de meia centena de oradores de 14 países, entre cientistas e exploradores.
O programa incluiu mais de 40 painéis de apresentação, divididos por quatro temáticas principais: Oceanos; Exploração Espacial; Conservação da Natureza e Alterações Climáticas; e as atuais e futuras Grandes Expedições do nosso tempo.

Share

Print
Ordem da notícia1023

Theme picker