Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove “Documento do Mês” com o tema Batalha da Salga
Diário dos Açores

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove “Documento do Mês” com o tema Batalha da Salga

Next Article Pedro Nascimento Cabral: “O Espírito Santo está presente na alma de cada açoriano onde quer que este se encontre” Pedro Nascimento Cabral: “O Espírito Santo está presente na alma de cada açoriano onde quer que este se encontre”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês” que, de 1 a 31 de Julho, tem como tema a Batalha da Salga.
Os documentos expostos na sala de Arquivo abordarão a vida de Ciprião de Figueiredo e as circunstâncias em que surgiu a sua célebre frase “Antes morrer livres, que em paz sujeitos”, a famosa figura de Brianda Pereira, o papel do quase desconhecido Frei Pedro de Frias e os relatos da Batalha da Salga.
Ocorrendo no dia 25 de Julho de 1581, a batalha foi o culminar da resistência da ilha Terceira a Filipe II de Espanha depois do desaparecimento do rei D. Sebastião, a consequente desocupação do trono de Portugal e invasão espanhola do seu território. Chegados os castelhanos à Baía da Salga, homens e mulheres mobilizaram-se para defender as suas terras e casas, munindo-se dos utensílios que tinham disponíveis para o confronto. Face a uma derrota que parecia certa, Frei Pedro de Frias teve a ideia de lançar o gado sobre os invasores, cujo efeito surpresa e a desordem causada os fez recuar.
 A vitória do povo terceirense é motivo incessante de celebração por relembrar os actos de coragem dos nossos antepassados.

Share

Print

Theme picker