Lajes do Pico acolhe colaboração multicultural na temporada “Música no Forte”
Diário dos Açores

Lajes do Pico acolhe colaboração multicultural na temporada “Música no Forte”

Next Article Oficina de Escrita de Teatro com Luísa Costa Gomes Oficina de Escrita de Teatro com Luísa Costa Gomes

Música no Forte é a temporada de concertos a acontecer aos Domingos, ao pôr-do-sol, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico, nos meses de Julho e Agosto.
O próximo Domingo apresenta a estreia açoriana do duo AIÊ. Em Yorubá, AIÊ é o nome que designa o mundo dos vivos. O lado da realidade multissensorial, onde a vida se manifesta pela palpabilidade, onde as ondas sonoras se criam e propagam. É o mundo onde acontecem os encontros físicos. Onde se celebra a presença e a magia do improviso, sob as leis da impermanência da matéria.
Nesta vibração se reuniram Edgar Valente [PT] e Luiz Gabriel Lopes [BR], para uma generosa colaboração multicultural. Dramaticidades complementares, faces distintas de uma mesma fonte, costurada pelos variados sons da lusofonia em sua misteriosa alquimia. A música como portal para o contacto com o espírito, e força maior para a invenção de novos mundos. Do lado norte do Atlântico, Edgar multiplica-se num corpo que se desdobra em vastas vozes, e se estende aos dedos nas teclas ou às mãos no adufe, num movimento que abrange desde a detonação da nova música popular portuguesa às explosões do funk e do afrobeat. Das margens sul do mesmo oceano, Luiz Gabriel, versátil cantautor brasileiro que traz na voz e nas cordas do violão a rítmica ensolarada dos trópicos, o sincretismo latino-americano expresso num cancioneiro profundo e balsâmico.
Assim fica o convite para o público se juntar às 19h30, Domingo, 17 de Julho, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.

 

Share

Print

Theme picker